A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE MINEIRA

Auteurs

  • Leonice Vieira De Jesus Paixão UNIMONTES
  • Rosângela Silveira Rodrigues UNIMONTES
  • Maria Nadurce Da Silva UNIMONTES
  • Islei Gonçalves Rabelo

DOI :

10.46551/259498102023023

Mots-clés :

Grupo Escolar, organização do ensino, sociedade mineira.

Résumé

Este artigo é resultado parcial do recorte de uma pesquisa maior intitulada “Memória e história das instituições escolares do norte e noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras”, tendo como objetivo historicizar a instituição escolar de forma a construir sua história e auxiliar na construção de seu acervo histórico/memória educativa na referida escola. Esta pesquisa foi aprovada pela Resolução nº. 260/2012, CEPEx/Unimontes. O estudo ora apresentado, representa um estudo bibliográfico realizado sobre a importância dos Grupos Escolares e a sua influência na formação da sociedade mineira. Para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica online, na plataforma BDTD (Banco Digital de Teses e Dissertações), sobre o tema “grupo escolar influência sociedade mineira”. Dos trabalhos analisados utilizamos para o aprofundamento: Faria Filho (1991, 1996 e 1998), Gonçalves (2004), Isob (2008), Vieira (2011) e utilizamos ainda como suporte teórico, Saviani (2008). Com o estudo concluímos que os grupos escolares, além de representar por sua arquitetura a imponência exigida pela sociedade, tinham como finalidade formar um homem público para uma sociedade moderna.

 

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Références

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VIEIRA, Lívia Carolina. Das escolas isoladas ao Grupo Escolar: a instrução pública primária em Mariana - MG (1889-1915). Dissertação -- São Carlos: UFSCar, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/

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Publiée

2023-12-15

Comment citer

Vieira De Jesus Paixão, L., Silveira Rodrigues, R., Da Silva, M. N., & Gonçalves Rabelo, I. (2023). A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE MINEIRA. Revista Ciranda, 7(02), 18–27. https://doi.org/10.46551/259498102023023