FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES ANALISADAS NO CURSO “LETRAMENTO LÚDICO E CRIATIVO PARA OS ANOS INICIAIS DA SEEDF”

Auteurs

  • Nilvânia Cardoso Almeida Universidade de Brasília- UNB e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Liliane Campos Machado Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília – UnB.Universidade de Brasília - UnB https://orcid.org/0000-0001-7793-7350

DOI :

10.46551/259498102023024

Mots-clés :

Educação. Formação de professores. Narrativas docentes.

Résumé

Este trabalho resulta da análise do diário reflexivo do curso de formação de professores, “Letramento Lúdico e Criativo para os professores dos Anos Iniciais”, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF no ano de 2015, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação (EAPE) e seus formadores regionais localizados na Coordenação Regional de Sobradinho - DF. O texto explora a formação de professores e as narrativas apresentadas pelos participantes durante o curso oferecido pela SEEDF.  É uma produção de natureza qualitativa, com ênfase nas narrativas biográficas registradas no diário reflexivo desenvolvidos no processo formativo citado. A revisão de literatura pautou-se nos estudos de Frigotto; Ciavatta, (2003) e Souza (2006), Delory (2012), Matos e Souza (2015), Souza e Matos (2017), Larrosa (2002), os quais contribuíram para a compreensão das abordagens feitas a partir dos registros reflexivos dos cursistas em processo de formação. A contribuição desse processo formativo possibilitou a ressignificação da prática pedagógica a partir das narrativas apresentadas durante as rodas de conversas, em que a teoria e a prática foram articuladas no sentido de justificar a transformação da ação docente.

 

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Narrativas docentes.

 

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Références

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Publiée

2023-12-15

Comment citer

Cardoso Almeida, N., & Campos Machado, L. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES ANALISADAS NO CURSO “LETRAMENTO LÚDICO E CRIATIVO PARA OS ANOS INICIAIS DA SEEDF”. Revista Ciranda, 7(02), 28–39. https://doi.org/10.46551/259498102023024