25 HORIZONTES DISCURSIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE RECENTES TRABALHOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI :
10.46551/259498102024012Mots-clés :
: Educação superior; educação a distância; política educacional; formação de professores; educação continuada.Résumé
O campo explorativo do presente artigo (formação de professes de português no Distrito Federal) é um estudo centrado em 25 trabalhos sobre a recente formação docente e suas perspectivas contemporâneas na abordagem do assunto. Para isso, recorremos às principais bases de dados do país (SciElo, BDTD, Anped e Google acadêmico), como forma de buscar as pesquisas. Foram selecionados 25 trabalhos (5 artigos científicos, 10 dissertações e 10 teses). O trabalho foi dividido em seções, como forma de viabilizar e detalhar a pesquisa. A análise do discurso foi a tônica. O fio condutor dos vários trabalhos analisados é o aprofundamento linguístico consistente na argumentação, sobretudo no que diz respeito à necessidade de um amplo debate sobre a reestruturação curricular, especificamente o de letras, particularmente na habilitação em língua portuguesa.
Palavras-chave: Formação docente; Reestruturação; Língua portuguesa.
Téléchargements
Références
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BORGES, V.; DALLAGNELO, A.; RAMOS FILHOS, E. (org.) Transitando n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 211-239.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, pósfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. aos cuidados de Valdemir Miotello e Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920].
BOURDIEU, P. Coisas ditas. 1. ed. Trad. de Cássia R. da Silva e Denise Moreno
Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, S. R: Editora da UN1CAMP, 1996, 96 págs.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. São Paulo: Mercado de Letras, 1997.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano: os gêneros detextos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. Campinas: Mercado de Letras, 2006a, p.121-160.
CAMILO. Leila Bom. A teoria holística da atividade e a construção do papel docente na formação inicial do educador linguístico. UFSM, 2017.
CORDEIRO, André Lima, A prática como componente curricular em licenciaturas de Letras: Um estudo discursivo das relações entre teoria e prática, UERJ, 2015.
COSTA, Michelle C. FARIA, Helenice R. NUNES, Rosana H. e SILVA, Kleber A. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa e a criticidade na práxis pedagógica: do (s) Letramento (s) Críticos aos Multiletramentos, PPGL-EL/UnB/UEMT, 2021
DURAN, Guilherme Rocha. O gênero discursivo: questão interpretativa em contexto de formação inicial. UEM, 2011.
GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
GERALDI, J. W. (org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
GIACOMIN, Letícia Melo. Conhecimentos gramaticais na escola: 'regras' de um ensino sem regras, UFSC, 2013.
GUILA, Etelvino Manuel Raul. A docência de língua portuguesa: Domínios da atividade profissional no movimento dialógico entre a linguagem e o trabalho, UFSC, 2014.
GURGEL, Manuelito Costa. Representações sociais de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio de regência. UFCE, 2013.
LIMA, Elaine Emanuela de, Concepções de teoria e de prática de professores da licenciatura em Letras-Português da UFPE: implicações para a prática docente, UFPE, 2018.
LIMA, Anne Carolina Araújo de. Multiletramentos na formação do(a) professor(a) de língua portuguesa, UFPE, 2018.
LOURENÇO, Suéllen Pereira Mioto. Leitura literária temática no ensino médio: Princípios e orientações metodológicas. UFES, 2021.
MAGALHÃES, Tânia Guedes e REIS, Andreia Rezende Garcia. Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em língua portuguesa, UFMS, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Processos de produção textual. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 49-143.
MENDONÇA, Fernanda Dias de los Rios. Discurso de professores de língua portuguesa em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observação. UFSC, 2014.
NUNES, Jozanes Assunção. Cursos de Letras no centro da arena discursiva da reforma curricular de uma universidade pública mato-grossense. PUC/SE, 2017.
NUNES, Rosana H. e SILVA, Kleber A. Políticas linguísticas e a Educação Profissional e Tecnológica: Língua Portuguesa e Educação Humanizadora, Rev. Anpol/PPGL/UnB, 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2010.
PEREIRA, Juliana Regiani, As percepções de (futuros) professores de língua materna sobre a leitura: autoavaliação como leitores e posicionamento enquanto (futuros) docentes, UNICENTRO, 2019.
PEREIRA, Eunice Braga. Apropriação teórica e formação de professores na graduação em Letras: o processo enunciativo em análise. UFPA, 2017.
PETRI, Émerson de RODRIGUES, Lívia A. D. e SANCHEZ, Hugo S. A construção da identidade profissional de professores de língua portuguesa em formação inicial, RBE/USP, 2019.
SACRISTÁN, Gimeno. Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SAMPAIO, Wany B. de Araújo. O efeito de histeresis na constituição do habitus linguístico do professor de língua portuguesa. UNESP, 2009.
SANTOS, Zulema Costa dos. Mestrado profissional em Letras: Contribuições à formação docente no discurso dos egressos da Universidade Federal do Pará. UFPA, 2018.
SILVA, David José de Andrade. Formação de professores de língua para a autonomia: o buraco é mais embaixo, UFPR, 2012.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUSA, Luís Gabriel Venâncio. A curadoria na formação inicial do professor de língua portuguesa: uma análise ideológica, UTFPR, 2021.
SOUZA, Ronis Farias de. O habitus do leitor literário: o professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo. UFES, 2016.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.
VEÇOSSI, Cristiano Egger. Trabalho e saberes docentes do professor de língua portuguesa em formação na modalidade a distância: uma análise a partir do interacionismo sociodiscursivo. UFMS, 2015.
VINTER, Ravena Brazil. Literatura no ensino médio com vistas à formação omnilateral: Princípios para a seleção de repertórios de leituras. UFES, 2022.
VOLTÃO, Rosana Carvalho. Formação humana e educação literária: A literatura nas provas do ENEM. UFES, 2022.
VIGOTSKI, Lev S. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade. Julho, n. 71, 2000, p. 21-44.
XAVIER, Antonio Carlos. Revolução digital, tecnocracia e pós-modernidade. In: A era do hipertexto. Recife: Pipa Comunicação, 2013b, p. 26-63.