ENSINO DESENVOLVIMENTAL: IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ATIVIDADE E USO DO RECURSO EM SALA DE AULA
DOI :
10.46551/259498102024015Mots-clés :
Educação Desenvolvimental, Teoria da Atividade, Atividade de estudoRésumé
O presente artigo trata da importância do Ensino Desenvolvimental para a aprendizagem dos estudantes,
considerando a relevância da atividade para a transformação interna do indivíduo. O objetivo deste
trabalho é discutir as ideias e influências de Leontiev e Davidov na perspectiva da sala de aula,
conduzindo as práticas de ensino-aprendizagem e fomentando novas formas de educação. Para a
metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, de cunho exploratório e por meio de revisão de
literatura. Cabe observar que muitas vezes, as atividades são dadas apenas como práticas repetitivas e
os estudantes não são estimulados a refletir sobre suas ações, impedindo a descoberta da significação
deste ato. Conclui-se que as atividades de estudo somente são possíveis por meio da experimentação,
relacionando o objeto à atividade. Para tal, os componentes básicos da atividade são as necessidades e
os motivos, os objetivos, as condições e meios de seu alcance, as ações e operações, para que haja
construção concreta da atividade humana e em consequência aprendizagem.
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Références
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DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo? Revista Escola Inicial. n. 7. Ano 1999.
Tradução do Russo de Ermelinda Prestes.
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pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.