ENSINO DESENVOLVIMENTAL: IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ATIVIDADE E USO DO RECURSO EM SALA DE AULA

Auteurs

  • Simaria de Jesus Soares UNIUBE

DOI :

10.46551/259498102024015

Mots-clés :

Educação Desenvolvimental, Teoria da Atividade, Atividade de estudo

Résumé

O presente artigo trata da importância do Ensino Desenvolvimental para a aprendizagem dos estudantes,
considerando a relevância da atividade para a transformação interna do indivíduo. O objetivo deste
trabalho é discutir as ideias e influências de Leontiev e Davidov na perspectiva da sala de aula,
conduzindo as práticas de ensino-aprendizagem e fomentando novas formas de educação. Para a
metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, de cunho exploratório e por meio de revisão de
literatura. Cabe observar que muitas vezes, as atividades são dadas apenas como práticas repetitivas e
os estudantes não são estimulados a refletir sobre suas ações, impedindo a descoberta da significação
deste ato. Conclui-se que as atividades de estudo somente são possíveis por meio da experimentação,
relacionando o objeto à atividade. Para tal, os componentes básicos da atividade são as necessidades e
os motivos, os objetivos, as condições e meios de seu alcance, as ações e operações, para que haja
construção concreta da atividade humana e em consequência aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria à

prática. Curitiba: Intersaberes, 2012. 200 p.

DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo? Revista Escola Inicial. n. 7. Ano 1999.

Tradução do Russo de Ermelinda Prestes.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

pp. 261-284.

LONGAREZI, A. M.; FRANCO, P. L. J. A. N. Leontiev: A vida e a obra do psicólogo da

atividade. O movimento histórico de construção do pensamento de A. N. Leontiev. In

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento

e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida,

pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Téléchargements

Publiée

2024-07-12

Comment citer

Soares, S. de J. (2024). ENSINO DESENVOLVIMENTAL: IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ATIVIDADE E USO DO RECURSO EM SALA DE AULA. Revista Ciranda, 8(01), 66–75. https://doi.org/10.46551/259498102024015