A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
DOI:
10.46551/259498102021006Palavras-chave:
Pesquisa Científica; Formação inicial de professores/as; Licenciatura em MúsicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como
objetivo geral compreender de que maneira a realização de pesquisas
científicas, produzidas no âmbito do curso de Licenciatura em
Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes
Claros (Unimontes), influenciou a trajetória dos/as acadêmicos/as do
decorrer da sua formação inicial e influencia na atuação profissional. A
partir de uma abordagem qualitativa, o suporte metodológico foi
composto por pesquisa bibliográfica em livros, anais de eventos
científicos, revistas científicas, dissertações e teses das áreas de Música
e Educação, além de pesquisa documental realizada em arquivos do
Departamento de Artes da Unimontes, na legislação federal e em
documentos normativos produzidos no âmbito universidade. Também
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as egressos/as que
participaram das pesquisas durante o período da sua graduação. A partir
dos resultados obtidos é possível constatar que entre os anos de 1998 e
2019 foram localizadas apenas 16 pesquisas. A distribuição destes
trabalhos neste período não é tão equilibrada, se concentrando em
determinados momentos que são marcados pela atuação de
professores/as específicos/as. A partir dos dados coletados, ficou
evidente que a realização dessas pesquisas impactou na trajetória dos/as
entrevistados/as ao afirmarem que desenvolveram o seu senso crítico, a
sua habilidade de escrita e que estes trabalhos ampliaram os seus olhares
para novas possibilidades na graduação e também no mercado de
trabalho. Conclui-se, portanto, que este diagnóstico da produção científica foi imprescindível para refletirmos sobre o papel da pesquisa na formação inicial de
professores/as de música
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: . (Org.). O papel da pesquisa na
formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Senado Federal, 1988.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível
superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em 18 dez. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18 dez. 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 02 de 08 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais
do curso de Música. Brasília, 2004. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/p04.pdf Acesso em 18 dez. 2020.
BRIDI, Jamile C. A A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Iniciação científica [recurso eletrônico]:
aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
/organização. 1 ed. São Paulo:Editora Unesp Digital, 2015. Disponível em:
http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577.pdf#page=13. Acesso em 09 jun.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 2ª edição. Campinas: Editores Associados, 1997
FAGERLANDE, Aloysio Moraes Rego. Mesa-redonda: refletindo sobre a pós-graduação em
música No brasil. XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
em Música, Manaus, 2018 . Disponível em:
https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/28anppom/manaus2018/paper/viewFile/55
/2045. Acesso em 17 dez. 2020.
LUCAS, M. E. Sobre o significado da pesquisa em música na universidade. Porto Arte, v. 2,
n. 4, p. 51-55, 1991. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27418/15939.
Acesso em 09 jun. 2019.
MARINS, P. R. A. ; JARDIM, V. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B. . Ensino e Aprendizagem
Musical a Distância: Uma Análise das Pesquisas Realizadas no Âmbito do Curso de
Licenciatura em Música a Distância da UnB. In: XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, 2017, Natal-RN. Anais. Natal-RN,
Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/view/2357.
Acesso em 18 dez. 2020.
MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em
tempos de redemocratização do estado. Revista Brasilieira de Política e Administração da
Educação. v 27. n 2. 2011. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24770/14361. Acesso em 17 dez. 2020.
ENTREVISTADA 6. Entrevista concedida a Elaine Pereira de Oliveira em18 set. 2019.
Aparelho celular.
ENTREVISTADA 8. Entrevista concedida a Ana Caroline Pereira Mota em 20 out. 2019.
Aparelho celular.
ENTREVISTADO 9. Entrevista concedida a Ana Caroline Pereira Mota em15 out. 2019.
Aparelho celular.
MORATO, Cintia Tais. A FUNÇÃO FORMADORA DA PESQUISA NOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
– MG. OuvirOUver. V. 1. 2005. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/47. Acesso em 09 jun. 2019.
RIBEIRO, Sonia Tereza Silva. Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o
conhecimento curricular em música. Revista da ABEM. v. 8, n. 5, 2000. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/
view/453. Acesso em 18 dez. 2020.
SOUZA, Jussamara. Pesquisa e formação em educação musical. Revista da ABEM , Porto
Alegr. n.8. 2003. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/
view/408. Acesso em 18 dez. 2020.
SOUZA, Jussamara. Pós-Graduação em Educação Musical (resultados preliminares). Revista
da ABEM . v. 1. 1997. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/
Acesso em 18 dez. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, 2001. Projeto Político Pedagógico
do Curso de Licenciatura em Artes/Ênfase em Música. Montes Claros, 2001.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Político Pedagógico do
Curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música. Montes Claros, 2005.