JOGOS MATEMÁTICOS COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
DOI:
10.46551/259498102021009Palavras-chave:
Jogos; Aprendizagem; Lúdico.Resumo
O tema do presente artigo é, Educação matemática: contribuições dos
jogos no processo ensino aprendizagem. A problemática da pesquisa
busca compreender se a forma que vem sendo utilizado os jogos para
ensinar a matemática no ensino fundamental da escola X, no primeiro
semestre de 2012, vem sendo adequada a aprendizagem desta disciplina.
Desta forma vale salientar que a hipótese antes de realizar a pesquisa
era: a forma que vem sendo utilizado os jogos para ensinar a matemática
no ensino fundamental da escola X, no primeiro semestre de 2012, vem
sendo adequada a aprendizagem desta disciplina. A metodologia adotada
fundamentou-se em uma visão qualitativa da pesquisa e a
operacionalização da mesma envolveu uma pesquisa bibliográfica
baseada nos autores: Kishimoto (2006), Smole (2000), Vigotsky (1989),
Piaget (1998), Oliveira (2000), Araújo (1992), Moyles (2006), Fantin
(2000), Dante (1991,2005), Santos (2002), PCNs (1997). E uma
pesquisa de campo que foi concretizada por meio da realização de uma
entrevista estruturada, através da qual foram indagados uma amostra de
cinco professores da escola x sendo que estes sujeitos compõem um
universo de doze professores. Baseando-se nos estudos sobre o uso dos
jogos no ensino da matemática e em resultados da pesquisa com os
indagados pode se compreender que a forma que vem sendo utilizados
de jogos para realizar o ensino aprendizagem da matemática na escola x
contribui para o desenvolvimento da autonomia do raciocínio
matemático pela criança e ainda possibilita a realização de planejamento
de ações projeções de soluções para situações novas, criando estratégias
próprias para sua resolução, desenvolvendo a imaginação e a
criatividade.
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