A INCLUSÃO DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
10.46551/259498102021020Palavras-chave:
discurso; educação; ensinoResumo
Este artigo é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Esta pesquisa foi desenvolvida por bolsistas de ensino médio e acadêmicos de graduação da UTFPR-FB. O objetivo do trabalho é refletir sobre a relação entre práticas de
metodologias ativas no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a análise do discurso em Michel Foucault. Como resultados verificamos que as práticas das metodologias ativas estiveram presentes em momentos específicos da experiência de ensino médio das bolsistas. Além disso, durante a pesquisa as pesquisadoras utilizaram a plataforma google sala de aula, assim como o aplicativo whatsapp, o que proporcionou a vivência das metodologias ativas no decorrer da investigação. Essas práticas foram relacionadas às verdades produzidas através dos discursos que circulam nos ambientes educacionais.
Downloads
Referências
AMRAN, R; YOKOYAMA, F; NISHINO, K. Development of active learning methods of
English in Japanese high schools to support student activities in group discussions. Procedia
Computer Science, 2016; p. 1472-1478. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050916320038. Acesso em: 27 abr.
BORGES, T.S.; ALENCAR, G. “Metodologias ativas na promoção da formação crítica do
estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do
estudante do ensino superior”. Cairu em Revista, Jul/Ago. Ano 03, n° 04, 2014.
BUSS, C.S; MACKEDANZ, L.F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de
ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v.14, n. 3, 2017.
FERNANDES, R.I. et al. Metodologias ativas aplicadas no Ensino de Física para o Ensino
Médio. Revista Tecnologias na Educação, Curitiba, v.24, n.24, 2018.
FILLINGHAM, L.A. Foucault para principiantes. Buenos Aires: Era Nasciente, 2004.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, pronunciada
em 2 de dezembro de 1970. 19.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, J. Entrevista José Moran – Metodologias Ativas, mar 2017. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q>. Acesso em: 15 de março de 2020.
MORAN, J. Por que avançamos tão devagar na Educação? Escola de comunicação e artes
universidade de São Paulo (ECA), 2020. disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2017/11/devagar.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2020.
PEREIRA, A.M.de O.; KUENZER, A. Z.; TEIXEIRA., A. C. Metodologias ativas nas aulas
de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. Educação (Santa
Maria. online), v. 44, p. 73, 2019.