REFLEXÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ticia Cassiany Ferro Cavalcante UFPE
  • Joseane Ferreira dos Santos UFPE

DOI:

10.46551/259498102022005

Palavras-chave:

Alfabetização. Deficiência Intelectual. Inclusão Escolar.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as adequações realizadas pela professora da sala de aula regular
para trabalhar a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética de uma criança com síndrome de Down,
bem como entender a participação da família e do apoio escolar no processo de inclusão escolar. O
campo empírico foi uma escola pública localizada na Cidade do Recife; tivemos a permanência no
campo por seis meses. Para a coleta, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos:
observação e entrevista semiestruturada. Como participantes, tivemos uma criança com síndrome de
Down, matriculada no primeiro ano do Ensino Fundamental I; a professora da sala regular; o Agente
de Apoio ao Desenvolvimento Escolar; e a mãe da criança. Percebemos que nem sempre são
realizadas adequações curriculares das atividades desenvolvidas pela criança e que, em algumas vezes,
o apoio escolar assume um papel de docente do estudante com deficiência.

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Biografia do Autor

Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, UFPE

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE), Centro de Educação da Universidade
Federal de Pernambuco(UFPE)

Joseane Ferreira dos Santos, UFPE

Pós- Graduação em Especialização em Educação Especial pela Faculdade Frassineti do
Recife- Fafire. Mestranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Ferro Cavalcante, T. C., & Ferreira dos Santos, J. (2022). REFLEXÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO. Revista Ciranda, 6(01), 63–83. https://doi.org/10.46551/259498102022005

Edição

Seção

Artigos