A PRESENÇA DE ANTOLOGIAS NO ACERVO DO ENSINO MÉDIO DISTRIBUÍDO PELO PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA) 1
DOI:
10.46551/259498102022006Palavras-chave:
Antologias. Ensino Médio. PNBE. Política Educacional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central analisar a presença de obras antológicas selecionadas pelo
PNBE no acervo destinado ao Ensino Médio. O programa é visto como uma política pública voltada
para a educação literária que se preocupa com a formação leitora e com o acesso aos bens culturais.
Para essa investigação com metodologia analítica, define-se como objeto de estudo o Acervo 3, da
edição PNBE 2013, última do programa a atender a etapa do Ensino Médio. No material investigado,
separam-se as antologias selecionadas mediante edital, considerando o todo de 60 obras literárias
pertencentes ao acervo distribuído para as bibliotecas escolares. Diante desse panorama, o estudo
conclui que as antologias estão reconhecidas e obtêm espaço significativo no acervo em questão,
prestigiando autores da Literatura Brasileira ao reunir textos já publicados em momentos anteriores ao
da organização da obra antológica.
Downloads
Referências
BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Por uma política de formação de leitores. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e
biblioteca nas escolas públicas brasileiras. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdf. Acesso
em: 15 mar. 2017.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do
Livro e do Material Didático. 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 15
nov. 2019.
BRASIL. Edital de convocação 08/2011 – CGPLI. Edital de convocação para inscrição e
seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2013.
Brasília, 29 de dezembro de 2011. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9665-pnbe2013-edital&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2016.
BRASIL. Portaria SEB nº 27, de 25 de outubro de 2012. Divulga o resultado da avaliação
pedagógica das obras inscritas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE, 2012.
Disponível em:
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/41839141/dou-secao-1-29-10-2012-pg-17. Acesso em:
set. 2016.
BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação, 2019. Disponível em:
https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/histori
co. Acesso em: 10 ago. 2019.
BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Ministério da Educação, 2016.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/apresentacao.
Acesso em: 30 mar. 2016.
CIRINO, D. B. L. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE: apropriação dos
acervos para a formação de leitores no município de Ipameri-Goiás. 2015. 187 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Programa de
Pós-Graduação em Educação, Catalão, 2015.
COSSON, R.; PAIVA, A. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate De
Males, 34(2), Universidade Estadual de Campinas, p. 477-499, 2014. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635860. Acesso em: 13
nov. 2019.
FERNANDES, C. R. D. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da
Escola - PNBE 2006-2014. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília,
UnB, n. 51, p. 221-244, 2017.
FRAISSE, E. Les anthologies en France. Paris: PUF, 1997.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à
pesquisa. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOREIRA, A. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para
escolas públicas. Educação. Portal G1. Portal CBL. 29/09/2017. Disponível em:
http://cbl.org.br/imprensa/noticias/governo-federal-esta-desde-2014-sem-comprar-livros-de-lit
eratura-para-escolas-publicas. Acesso em: 15 nov. 2019.
PAIVA, J.; BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - uma
avaliação diagnóstica. Pro-Posições. Campinas, Unicamp, v. 20, n 1, p. 173-188, 2009.
RAMOS, F. B. Literatura na escola: da concepção à mediação do PNBE. Caxias do Sul/RS:
Educs, 2013.
SERRANI, S. Antologia: escrita compilada, discurso e capital simbólico. Alea: Estudos
Neolatinos [online]. Rio de Janeiro, UFRJ, v. 10, n 2, p. 270-287, 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200008. Acesso
em: 18 dez. 2018.
SOARES, M.; PAIVA, A. Introdução. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa.
Brasília: MEC/SEB, 2014. p. 11-18.
SOARES, U. F. Políticas públicas de incentivo à leitura: o Programa Nacional Biblioteca da
Escola (PNBE) no câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins. 2018.
f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade
Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas,