10 ANOS DEPOIS (2010-2019): UM DESENHO DO PERFIL PROFISSIONAL DE EGRESSOS/AS DA ÁREA DE ARTES VISUAIS PARTICIPANTES DO PIBID

Autores

  • Eduardo Junio Santos Moura UNIMONTES
  • Igor Hemerson Coimbra Rocha UNIMONTES
  • Dayse Magna Santos Moura UNIMONTES
  • Nelcira Aparecida Durães UNIMONTES

DOI:

10.46551/259498102022009

Palavras-chave:

Artes Visuais. Formação Inicial Docente. Perfil Profissional. PIBID.

Resumo

Apresentamos os resultados de pesquisa que problematizam a formação inicial acadêmica de
Professores/as de Arte, com foco no perfil profissional de egressos/as do Curso de Artes Visuais da
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os quais participaram do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Questionamos: Qual o perfil profissional de
egressos/as da área de Artes Visuais participantes do PIBID/ Unimontes nos últimos dez anos
(2010-2019)? O objetivo foi desenhar um perfil profissional de egressos/as considerando os objetivos
iniciais do Programa e as demandas da profissão docente. Trata-se de estudo de caso com abordagem
qualitativa dos dados, valendo-se de análise bibliográfica e documental, uso da técnica do questionário
autoaplicável e da análise de conteúdo das respostas que, por sua vez, possibilitaram um desenho do
perfil profissional de egressos/as do Curso de Artes Visuais. A partir da pesquisa, é possível inferir que o PIBID cumpriu, nos últimos dez anos de atuação na formação docente em Artes Visuais, com o
grupo investigado, o objetivo primeiro do programa: incentivar a formação inicial de professores/as.
Podemos afirmar que o perfil profissional investigado apresenta um desenho que dá contornos ao
reconhecimento do êxito do Programa no incentivo à formação inicial e à inserção profissional na área
da Educação da maior parcela dos/das docentes formados/as. Os dados apontam para a valorização dos
processos formativos no Programa e, nessa direção, para a tomada de consciência sobre a urgência de
justa remuneração do trabalho docente e da necessidade da formação continuada em diferentes níveis
para o exercício da docência qualificada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Junio Santos Moura, UNIMONTES

Doutor em Educação
Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Igor Hemerson Coimbra Rocha, UNIMONTES

Mestre em Música
Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Dayse Magna Santos Moura, UNIMONTES

Doutora em Educação
Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Nelcira Aparecida Durães, UNIMONTES

Mestre em Artes Cênicas
Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à

teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de

Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID e dá outras providências. Brasília: Presidência da

República, Casa Civil, 2010. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm>. Acesso

em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Portaria n. 096, de 18 de julho de 2013. Regulamento do Programa Institucional de

Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de

Pessoal de Nível Superior/Capes, 2013. Disponível em:

<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_Aprova

RegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do

caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso

salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2008. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 22

nov. 2022.

FRANCO, Maria Laura P. B.. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

Série Pesquisa.

GATTI, Bernardete A; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo

Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de

formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli E. D; GIMENES, Nelson A. S; FERRAGUT,

Laurizete (Pesquisadores). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de

Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

HYPOLITO, Álvaro M. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios

da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 35-52, 2021. DOI:

22481/praxisedu.v17i46.8915. Disponível em:

<https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915>. Acesso em: 9 fev. 2022.

MOURA, Eduardo J. S. Iniciação à docência como política de formação de professores.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação,

Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Das Políticas de Governo à Política de Estado: reflexões sobre a

atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p.

-337, abr./jun. 2011. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/es/a/hMQyS6LdCNDK8tHk8gL3Z6B/?format=pdf&lang=pt>

Acesso em: 15 nov. 2020.

SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio

paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa

educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 13-59.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a

nova LDB. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do

magistério. Campinas: Papirus, 1998. p. 75-98.

______. Professor: Tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro;

AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. 4. ed. Campinas,

SP: Papirus, 2010. p. 65-93.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Institucional de Apoio e

Incentivo à Docência. Unimontes, 2009. Disponível em:

<http://www.pibid.unimontes.br/images/stories/PIBID_INSTITUCIONAL_UNIMONTES__2009

.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Santos Moura, E. J. ., Coimbra Rocha, I. H. ., Santos Moura, D. M. ., & Aparecida Durães, N. (2022). 10 ANOS DEPOIS (2010-2019): UM DESENHO DO PERFIL PROFISSIONAL DE EGRESSOS/AS DA ÁREA DE ARTES VISUAIS PARTICIPANTES DO PIBID. Revista Ciranda, 6(01), 134–154. https://doi.org/10.46551/259498102022009

Edição

Seção

Artigos