BEBETECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E DOS AGENTES
DOI:
10.46551/259498102022016Palavras-chave:
Bebeteca, Educação infantil, Leitura do literário.Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida na bebeteca do Centro de Educação Infantil (CEI) João Vitorino, da rede municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com o objetivo de avaliar o espaço físico da bebeteca e o seu impacto na rotina do CEI pelo viés das percepções dos professores e dos agentes. O problema de pesquisa é: Qual o impacto da bebeteca na rotina do CEI João Vitorino? A metodologia é qualitativa, de abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi estruturada aplicada junto aos professores do CEI. A análise de dados deu-se de acordo com a análise de conteúdo, segundo Franco (2008). Como resultados, evidencia-se que houve impacto no CEI, tendo em vista que a ida à bebeteca passou a fazer parte da rotina das turmas, com horário definido, garantindo o direito da criança pequena à leitura do literário. Observou-se que houve um movimento junto aos mediadores de leitura na elaboração do projeto, antes e durante a implementação da bebeteca, uma ação que gera um pertencimento e retroalimenta a reflexão sobre a própria ação do grupo.
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