VISITA TÉCNICO-CIENTÍFICA NO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO SOPHIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O AMOR AO MUNDO
DOI:
10.46551/259498102022026Palavras-chave:
Chiara Lubich e amor, Hannah Arendt e amor mundi, Proposta educacional e mundo, Visita técnico-científica e experiência.Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma visita técnico-científica realizada no Instituto Universitário Sophia, em Figline e Incisa-Valdarno, na região da Toscana - Itália, em articulação com o pensamento de Hannah Arendt e a experiência de Chiara Lubich. Para tanto, adota um relato de experiência escrito sob formato de ensaio e mobiliza o conceito de amor em ambas as autoras. Os resultados indicam que a proposta educacional idealizada por Chiara Lubich ultrapassa a preocupação com apenas a formação acadêmica dos estudantes, pois alcançam uma experiência de mundo comum e de responsabilidade pela comunidade, cujos conhecimentos produzidos e projetos de estudo extrapolam o cenário universitário e associam-se às demandas locais. Experiências essas que parecem alinhar-se às reflexões arendtianas sobre o amor mundi enquanto um artifício humano de se conectar ao outro na ação, no discurso e nas inter-relações tecidas na vida social bem como no compromisso pelo próximo com vistas a construção de uma sociedade mais humanizada.
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