CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Ciro Carlos Antunes Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

10.46551/259498102024023

Palavras-chave:

Conhecimento-científico. Grade curricular. Língua em uso. Papeis sociais. Pessoa culta.

Resumo

O texto destaca a importância da integração do conhecimento e da expressão no desenvolvimento educacional, especialmente através do ensino da língua portuguesa. A evolução tecnológica acelerou o currículo escolar, mas aumentou a disparidade social, dificultando o acesso à educação. No Brasil, o ensino do português enfrenta desafios na democratização do ensino. A qualidade do ensino da língua está ligada à eficácia do programa de estudos e da abordagem pedagógica. O estudo ressalta a necessidade de compreender e reinterpretar diferentes tipos textuais para atuar de forma eficaz em contextos sociais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória, utilizando métodos bibliográficos. Os resultados indicam que o programa de estudo e expressão permeia o sistema educacional, orientando o conteúdo e o propósito da escola. Esse programa compreende conteúdo programático e abordagem pedagógica, incluindo a aprendizagem por meio de tipos e gêneros textuais, enfrentando desafios relacionados ao uso de recursos tecnológicos no ensino da língua. Conclui-se que desempenha um papel crucial na cultura das habilidades de aprendizado por promover a importância da leitura, escrita e competência na vida cotidiana, e profissional.

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Antunes, C. C. (2024). CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Ciranda, 8(02), 31–47. https://doi.org/10.46551/259498102024023

Edição

Seção

Artigos