INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE RUI BARBOSA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA
DOI:
10.46551/rcdunimontes.v1i1.7974Palavras-chave:
Rui Barbosa, educação, influência, repúblicaResumo
O presente artigo tem como objetivo discorrer acerca do pensamento do jurista Rui Barbosa sobre a educação brasileira, tendo como recorte temporal a transição do período imperial para o período republicano (1887-1910). Para desenvolvimento e fundamentação do trabalho foram utilizados os autores Nogueira (1996), Machado (1999; 2010), Lourenço Filho (2001), Porto Júnior (2003), Oliveira Júnior (2015), dentre outros. As fontes utilizadas, além de escritos do próprio intelectual em estudo, foram os seus discursos e pareceres que estão reunidos cronologicamente em extensa obra de dezenas de volumes, organizada e publicada pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Advogado e político, grande defensor das liberdades individuais e da modernização do país, com a eloquência, projetava a educação como motor para o desenvolvimento nacional. Conhecido pelas suas contribuições no âmbito jurídico e político nacional, as suas ações em prol da oferta de um ensino de qualidade e de melhorias na educação são ainda pouco estudadas. Busca-se, através deste trabalho, apresentar as contribuições de Rui Barbosa no âmbito educacional, sem o fim de esgotar a grandeza de seu legado, evidenciando as tendências de seu pensamento dentro do período delimitado.