DESIGUALDADES NA INFRAESTRUTURA ESCOLAR E QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS MESORREGIÕES DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Desigualdades Educacionais; Qualidade do Ensino; Minas Gerais.Resumo
Ao se discutir a educação vem à tona diversas abordagens, entre elas, a que discorre sobre as desigualdades educacionais e sobre a qualidade do ensino. Este estudo busca relacionar uma das dimensões das desigualdades - a dimensão de tratamento (aqui medida pela infraestrutura escolar) - à qualidade do ensino nas escolas de ensino fundamental do Estado de Minas Gerais. Para a classificação das escolas segundo a infraestrutura existente, foram utilizados o modelo logístico de dois parâmetros e a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Na análise de correlação, foram utilizados os indicadores de infraestrutura construídos e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Entre os principais resultados, foram evidenciadas desigualdades na distribuição da infraestrutura no sistema educacional do Estado (ensino fundamental), de forma que os alunos residentes em regiões menos desenvolvidas, e portanto, mais pobres, estão nas escolas com piores níveis de infraestrutura. Explicitase a necessidade de implementação de políticas públicas objetivando a promoção de melhores condições de oferta do ensino focalizadas, sobretudo, nas mesorregiões menos desenvolvidas de Minas Gerais.
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