CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E FINANCEIRAS PESSOAIS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS CLASSES SOCIAIS

Autores

  • Geraldo Alemandro Leite Filho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

10.46551/epp2021924

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar se houve diferenças significativas entre as características socioeconômicas e financeiras das pessoas quando separadas por classes sociais. A pesquisa foi descritiva com dados secundários de uma amostra de 2653 respondentes. Concluiu-se que a Classe A apresentou a menor média de filhos, a Classe C apresentou menores médias de renda familiar enquanto a Classe A apresentou maior renda, condições de trabalho mais estáveis nas Classes A e B, enquanto a Classe C apresentou o maior número de pessoas com trabalhos informais e condições de emprego instáveis e também o maior número de pessoas desempregadas.  Concluiu-se ainda que a Classe A apresentou maior escolaridade e maior letramento financeiro, houve o maior percentual de pessoas sem dívidas e de pessoas com baixo endividamento enquanto na classe C apresentou maior percentual de pessoas super endividada.  Concluiu-se ainda que a Classe C apresentou o maior percentual de pessoas com forte tendência de não ser consumista e maiores percentuais de descontrole financeiro. Concluiu-se ainda que os atributos “número de filhos, renda familiar, situação laboral, estado civil, escolaridade, uso do cartão de crédito, uso de controles financeiros pessoais e níveis de endividamento pessoal” foram estatisticamente diferentes entre as classes sociais.   

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Biografia do Autor

Geraldo Alemandro Leite Filho, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor em Administração pela UFLA/MG, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNIMONTES, Montes Claros – MG, Brasil.

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

Filho, G. A. L. . (2022). CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E FINANCEIRAS PESSOAIS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. Revista Economia E Políticas Públicas, 9(2), 92–115. https://doi.org/10.46551/epp2021924

Edição

Seção

Artigos