A influência da regularidade docente a partir de modelos econométricos espaciais para Minas Gerais

Autores

DOI:

10.46551/epp2024v12n0203

Palavras-chave:

Educação, Determinantes do Desempenho Escolar, Econometria Espacial

Resumo

A importância da busca pelos determinantes educacionais é amplamente debatida na teoria econômica, e os resultados dos estudos nas últimas décadas do século passado indicavam apenas a relevância das características socioeconômicas do aluno e a escolaridade da mãe como fatores relevantes. Porém, a utilização de outros modelos e aplicações vêm demonstrando que características do professor, da escola e da turma são relevantes na modelagem do desempenho discente. A partir de dados do Saeb e do Censo da Educação Básica foi construída uma base de dados com o objetivo de analisar as características espaciais desta questão, assim como a influência da regularidade docente no desempenho dos estudantes do ensino fundamental (anos finais). Os resultados obtidos a partir da aplicação de métodos de georreferenciamento indicaram a forte influência das características socioeconômicas e da escolaridade materna, mas também reforçaram a importância da distorção idade-série e do parâmetro do multiplicador espacial, indicando que as notas dos alunos são influenciadas pela vizinhança. Outro resultado importante foi em relação ao impacto dos gastos governamentais em atividades de educação que indicou ser significativo em todos os modelos estimados.

Palavras-chave: Educação, Determinantes do Desempenho, Econometria Espacial.

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Biografia do Autor

Vanessa Ragone Azevedo, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, economia da educação e absenteísmo docente.

http://lattes.cnpq.br/3634272154668418

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

Ragone Azevedo, V. (2024). A influência da regularidade docente a partir de modelos econométricos espaciais para Minas Gerais . Revista Economia E Políticas Públicas, 12(2), 42–61. https://doi.org/10.46551/epp2024v12n0203