Políticas públicas e relações de gênero: uma análise da evolução da participação da mulher negra maranhense no ensino superior no período de 2003-2011
DOI:
10.46551/epp2024v12n0208Palavras-chave:
Gênero; Trabalho; Desigualdades.Resumo
O referido artigo propôs analisar se as políticas públicas voltadas para a educação, adotadas durante o período de 2003 a 2011 se tornaram um fator influenciador na entrada das mulheres negras no ensino superior. Em especial, durante o período em questão, políticas públicas educacionais direcionadas ao ensino superior foram criadas como canal para a entrada de jovens negros e de baixa renda nas Instituições de Ensino Superior Público e Privada. Esta pesquisa buscou demonstrar se de fato a criação de políticas públicas de educação superior impactaram quantitativamente na inserção da população negra feminina maranhense no ensino superior. Os efeitos da adoção destas políticas serão avaliados a partir da análise de indicadores oriundos de plataformas de coletas de informações, além de outras formas de fontes de pesquisa, como livros, revistas eletrônicas e outras obras que dialoguem sobre o tema.
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