Políticas públicas e relações de gênero: uma análise da evolução da participação da mulher negra maranhense no ensino superior no período de 2003-2011

Autores

DOI:

10.46551/epp2024v12n0208

Palavras-chave:

Gênero; Trabalho; Desigualdades.

Resumo

O referido artigo propôs analisar se as políticas públicas voltadas para a educação, adotadas durante o período de 2003 a 2011 se tornaram um fator influenciador na entrada das mulheres negras no ensino superior. Em especial, durante o período em questão, políticas públicas educacionais direcionadas ao ensino superior foram criadas como canal para a entrada de jovens negros e de baixa renda nas Instituições de Ensino Superior Público e Privada. Esta pesquisa buscou demonstrar se de fato a criação de políticas públicas de educação superior impactaram quantitativamente na inserção da população negra feminina maranhense no ensino superior. Os efeitos da adoção destas políticas serão avaliados a partir da análise de indicadores oriundos de plataformas de coletas de informações, além de outras formas de fontes de pesquisa, como livros, revistas eletrônicas e outras obras que dialoguem sobre o tema.

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Biografia do Autor

Maysa Thais Póvoas de Albuquerque , Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela  Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/5159421762291916

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

Póvoas de Albuquerque , M. T. (2024). Políticas públicas e relações de gênero: uma análise da evolução da participação da mulher negra maranhense no ensino superior no período de 2003-2011. Revista Economia E Políticas Públicas, 12(2), 153–167. https://doi.org/10.46551/epp2024v12n0208