Efeitos da comercialização na expansão do Ensino Superior Privado brasileiro em comparação ao sul coreano

Autores

DOI:

10.46551/epp2024v12n0209

Palavras-chave:

Mercantilização, Córeia do Sul, Educação

Resumo

Este artigo explora as divergências na mercantilização do ensino superior no Brasil e na Coreia do Sul, com foco na criação de instituições privadas de ensino superior em ambos os países e suas implicações na qualidade educacional e oferta de mão de obra. A análise busca compreender o crescimento de um país emergente (Brasil) em contraste com uma nação reconhecida por seu excelente sistema educacional. Discute-se que a Coreia do Sul apresenta uma proporção maior de graduados e menores taxas de desemprego, especialmente entre os com diploma universitário, em virtude de políticas governamentais bem-sucedidas que incentivaram a educação e a capacitação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Moreno Lopes Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros, especialista em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de negócios pelo IBMEC, bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisa nos campos de administração estratégica; processo de formação estratégica, fusões e aquisições, mercado de educação superior privada. Consultor empresarial na área de processos financeiros de pequenas e médias empresas e valuation.

http://lattes.cnpq.br/2965772569749424

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Foi pró-reitor de Planejamento Gestão e Finanças da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes de 2015 a 2018,e coordenador local do DINTER em Administração UNB/Unimontes, sendo atualmente coordenador do Observatório do Trabalho do Norte de Minas e coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial. É professor do Departamento de Ciências da Administração da Unimontes há mais de 25 anos e integra o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial da Universidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos - Mercado de Trabalho e administração pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração de recursos humanos, administração pública, gestão universitária e Norte de Minas.

http://lattes.cnpq.br/3738128368255348

Referências

BAIK, C. J. et al. The Park Chung Hee Era: The Transformation of South Korea. [S.l.]: Harvard University Press, 2011.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington: [s.n.], 1996. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/pt/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf.

BANDEIRA, L. A. M. As políticas neoliberais e a crise na América do Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 2, p. 135–146, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003473292002000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 dez. 2023.

BASSO, M. Coreia do Sul deu salto ao priorizar ensino básico – ao contrário do Brasil. Gazeta do Povo, 2017. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/coreia-do-sul-deu-salto-ao-priorizar-ensino-basico--ao-contrario-do-brasil-0t7zs2apxhtbspap3kdhdbvii/ .

BEZERRA, P. 10 grupos de educação que movimentam as aquisições do setor. Exame. [S.l: s.n.], 2013. Disponível em: https://exame.com/negocios/10-grupos-de-educacao-quemovimentam-as-aquisicoes-do-setor/.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida. A mercantilização da educação superior Brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educacao, 2013, v. 18, n. 54.

CHAE, J.-E.; HONG, H. K. The expansion of higher education led by private universities in Korea. Asia Pacific Journal of Education, v. 29, n. 3, p. 341–355, 2009.

CHAVES, V. L.; SANTOS, M. R.; KATO, F. B. Financiamento público para o ensino superior privado-mercantil e a financeirização. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, p. 1–20, 2020.

CHOI, H.; CHO, J. Related-party transactions, chaebol affiliations, and the value of cash holdings. Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 2, 2021.

CHOI, M.; HONG, S. Another Form of Greenwashing: The Effects of Chaebol Firms’ Corporate Governance Performance on the Donations. Sustainability (Switzerland), v. 14, n. 6, 2022.

CORBUCCI, P. R. et al. Evolução Da Educação Superior Privada No Brasil: Da Reforma Universitária De 1968 À Década De 2010. Radar, v. 46, p. 7–12, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7066/1/Radar_n46_evolução.pdf .

COSTA, S. DA S. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 969–978, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200170

DINIZ, J.; OLIVEIRA, J.; LIMA, D. A mercantilização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, v. 59, n. 61, 2021.

EAPES. Relatório da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior (Acordo MEC-USAID). Brasilía: [s.n.], 1969. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002109.pdf .

EXAME. Fundo Advent compra parte da Kroton por R$ 280 milhões. . [S.l: s.n.], 2011. Disponível em: https://exame.com/negocios/fundo-advent-compra-parte-kroton-r-280-milhoes-479807/ .

FENEP. Dados Estatísticos do Ensino Privado no Brasil. . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://fenep.org.br/publicacao-inedita-com-dados-estatisticos-do-ensino-privado-no-brasil-foi-lancada-no-dia-30

FERREIRA, S. M. L.; SINDEAUX, R. V. Market Analysis of Mergers and Acquisitions By Brazilian Educational Groups. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 24, n. 2, p. 27–46, 2022.

FILIZOLA, P. Fies 2019: esvaziado após reformulação, financiamento atrai menos alunos e reduz opções para mais pobres. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46968457 . Acesso em: 3 fev. 2022.

FNDE. Repasse de CFT-E. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/financiamento/fies-graduacao/mantenedora-e-ies/repasse-de-cft-e . Acesso em: 15 fev. 2022.

G1. Ranking da Educação: Brasil está nas últimas posições no PISA 2022 - Veja notas de 81 países em matemática, ciências e leitura. G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/12/05/ranking-da-educacao-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-no-pisa-2022-veja-notas-de-81-paises-em-matematica-ciencias-e-leitura.ghtml .

GOMES, V.; MACHADO-TAYLOR, M. DE L.; SARAIVA, E. V. O Ensino Superior No Brasil - Breve Histórico E Caracterização. Ciência & Trópico, v. 42, n. 1, 2018.

HONG, S. Chaebol firms’ donation activities and firm values. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 8, 2019.

INEP. Censo da Educação Superior: Ensino a Distância cresce 47,4% em uma década. . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada , 2022

INEP. Censo da educação superior 2021. Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf.

KIM, G.-J. Education policies and reform in South Korea. Secondary education in Africa: Strategies for renewal, p. 29–39, 2002.

KIM, T. Globalization and higher education in South Korea: towards ethnocentric internationalization or global commercialization of higher education? Handbook on Globalization and Higher Education, 2011.

LEVY, D. Higher education and the state in Latin America : private challenges to public dominance. The University of Chicago Press, v. XIV, p. 176–182, 1986. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1225620-daniel-c-levy-higher-education-state-latin-america--private-challenges-public-dominance-chicago-ill--university-chicago-press-1986-434-p .

MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educacao e Sociedade, v. 30, n. 106, p. 15–35, 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br .

MOON, M. The creation of government-supported research institutes during the Park Chung-hee era. STI Policy Review, v. 2, n. 2, p. 55–65, 2011.

MORENO, A. C. Número de novos contratos do Fies caiu quase 50% entre 2014 e 2015. Globo, p. 1, 2015. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/05/numero-de-novos-contratos-do-fies-caiu-quase-50-entre-2014-e-2015.html .

MUNDIAL, B. Brasil. Desemprego, total (% da força de trabalho total). . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/SL.UEM.TOTL.ZS?locations=BR .

MUNDIAL, B. Brasil. População com ensino superior (% do total). . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/SE.TER.HIAT.ZS?locations=BR.

MUNDIAL, B. Korea, Rep. Desemprego, total (% da força de trabalho total). . [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/SL.UEM.TOTL.ZS?locations=KR>. , [S.d.]

MUNDIAL, B. Korea, Rep. População com ensino superior (% do total). . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/SE.TER.HIAT.ZS?locations=KR

OCDE. PISA 2018: Relatório do Brasil. . [S.l: s.n.]. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf . , 2019

OLIVEIRA, J. A. DE; CARVALHO, J. C. DE. A mercantilização e a privatização da educação: tendências e reflexões. Educação & Sociedade, v. 37, n. 135, p. 729–749, 2016.

OLIVEIRA, L. S.; CARVALHO, S. R. O processo de mercantilização da educação superior brasileira: notas preliminares. Educação & Sociedade, v. 37, n. 134, p. 723–742, 2016.

PISSINATO, W.; COUTINHO, L. C. S. A influência das fusões e aquisições no processo de financeirização da educação superior brasileira. LAPLAGE EM REVISTA, v. 5, n. especial, 2019.

PRADO, S. R. Estratégias de expansão de instituições de ensino superior privadas no Brasil: estudo de caso do curso de bacharelado em administração. 2016. Universidade Metodista de Sao Paulo, 2016. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1469.

ROSSI, T. R. A. et al. A resposta da Coreia do Sul à pandemia de COVID-19: lições aprendidas e recomendações a gestores. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 1, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00118621 .

SAMPAIO, H. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 4, 2011.

SCHWARTZMAN, S. A pesquisa científica e o interesse público. Revista Brasileira de Inovação, v. 1, n. 2, p. 361–395, 2002.

SERAFIM, M. P. O processo de mercantilização das instituições de educação superior: um panorama do debate nos EUA, na Europa e na América Latina. Avaliação (Campinas), v. 16, n. 2, p. 305–324, 2011.

SGUISSARDI, V. Universidade pública estatal: entre o público e privado/mercantil. Educação & Sociedade, v. 26, n. 90, p. 191–222, 2005.

SOUZA, K. P. DE; SANTOS, N. L.; SILVA, R. DOS S. DA. a Mercantilização Do Ensino Superior Brasileiro: As Contradições E Os Avanços Possíveis Na Realidade Cearense. Revista Inter Ação, v. 45, n. 2, p. 317–334, 2020.

Downloads

Publicado

07-11-2024

Como Citar

Lopes Ferreira, S. M., & Sindeaux, R. V. (2024). Efeitos da comercialização na expansão do Ensino Superior Privado brasileiro em comparação ao sul coreano . Revista Economia E Políticas Públicas, 12(2), 168–188. https://doi.org/10.46551/epp2024v12n0209