A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: UMA PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES COMERCIAIS
Abstract
Resumo: Este artigo apresenta e comenta algumas mudanças estratégicas ocorridas na inserção brasileira no cenário internacional no início do século 21, com foco em suas relações comerciais. A primeira década e meia do novo século observou um aumento da participação brasileira em um emergente cenário internacional multipolar, estreitando relações com a China. Após o golpe de Estado ocorrido em 2016, a estratégia brasileira alterou-se em relação aos principais parceiros no setor do comércio externo, perfilando-se aos interesses dos Estados Unidos da América na América Latina.
Palavras-chaves: Comércio Internacional, Brasil, China, EUA.
Downloads
References
Referências
Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil. Disponível em: <http://comexstat.mdic.gov.br/en/home>. Acesso em: 10 fev. 2021.
Ministério das Relações Externas do Brasil. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/en/>> Acesso em: 10 fev. 2021.
Published
Versions
- 2021-06-22 (2)
- 2021-03-24 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.