CELSO FURTADO E A REVISÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO: O ESTUDO DA VENEZUELA EM DOIS TEMPOS 1957 E 1974
Abstract
Resumo: O tema do subdesenvolvimento foi notório principalmente após a Segunda Guerra Mundial e mobilizou uma vanguarda teórica nos países centrais. A ideia de diálogo foi forte entre teóricos do centro com os da periferia na sistematização do subdesenvolvimento e proporcionou que a interpretação desse fenômeno fosse ressignificada pelo trânsito de ideias.
Dentro do universo composto pelas interpretações do subdesenvolvimento, o objetivo geral nesse artigo foi optar por um recorte menor, o estudo de Celso Furtado Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas (2008), organizado pelo Centro Internacional Celso Furtado (Arquivos Celso Furtado) o qual, é composto por dois estudos que possibilitam analisar dois momentos do pensamento deste autor. Assim, os objetivos específicos nesse trabalho são: 1) analisar, no primeiro estudo
intitulado O desenvolvimento recente da economia venezuelana (1957) a interpretação dos conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento de Furtado e 2) analisar a ressignificação desses conceitos no segundo estudo de Furtado intitulado Notas sobre a economia venezuelana e suas perspectivas atuais (1974).
Palavras-chave: circulação de ideias, Furtado, subdesenvolvimento, Venezuela, educação.
Downloads
References
CÊPEDA, Vera Alves. Raízes do pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento, nacionalidade e Estado democrático. 1998. 236 f.
Dissertação (Mestrado em Ciência Política) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1998.
______. O Pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento e democracia. In: PEREIRA, L. C. B. (Org). A grande esperança em Celso
Furtado: ensaios em homenagem aos seus 80 anos. São Paulo: Editora 34, 2001.
FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1963.
_____. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
_____. O desenvolvimento recente da economia venezuelana. In: Furtado, Celso. Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Rio de Janeiro: Contraponto. Arquivos Celso Furtado; v. 1, 2008.
______. Notas sobre a economia venezuelana e suas perspectivas atuais. In: Furtado, C. Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Rio de Janeiro: Contraponto. Arquivos Celso Furtado;v. 1, 2008.
GUMIERO, Rafael Gonçalves. Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal, com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. São Carlos: UFSCar – Programa de Pós Graduação em Ciência Política (Dissertação de Mestrado), 2011.
LOVE, Joseph. A construção do Terceiro Mundo: teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
MANNHEIM, Karl. “O conceito sociológico do pensamento”, “O problema do intelectual”. In: FORACCHI, Marialice.; FERNANDES, Florestan (Org). São Paulo: Ática, 1982.
MYRDAL, Gunnar. Teoria Econômica e Regiões Subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1965.
NURKSE, Ragnar. Problemas da Formação de Capital em Países Subdesenvolvidos. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1957.
OLIVEIRA, Francisco. A navegação venturosa: ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
PERROUX, François. O conceito de Pólos de Crescimento. In: SCHWARTZMAN, Jacques. Economia Regional – textos escolhidos. Belo
Horizonte, Cedeplar, 1977.
POCOCK. John. Linhagens do pensamento do ideário político. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.
ROSENSTEIN-RODAN, P. N. Notas da teoria do Big Push. In: ELLIS, Howard e WALLICH, Henry. Desenvolvimento Econômico na América Latina. Fundo da Cultura, 1964.
______. Problemas de industrialização da Europa do Leste e do Sudeste. In: AGARWALA; SINGH (Org). A economia do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado, 2010.
ROSTOW, Walt. Etapas do desenvolvimento econômico – um manifesto não-comunista. Rio de Janeiro: Zahar Editôres, 1961.
SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.