A INDÚSTRIA DE CIMENTO NO BRASIL E O ESTADO: RELAÇÕES ESTREITAS
Abstract
Resumo: O objetivo desse artigo é examinar o surgimento e expansão da indústria de cimento do Brasil e apresentar as principais tramas e articulações que viabilizaram o seu desenvolvimento no processo de industrialização e modernização da infraestrutra do país. Analisamos em destaque a desenvoltura política e econômica das lideranças dos produtores de cimento junto ao Estado,verificamos a sua forte relação com os grupos que dominavam o ramo da construção civil pesada. Esta simbiose (Construtora, Industria de Cimento e Estado) transformou o Brasil na década de 1970 em um verdadeiro canteiro de obras, contribuindo desta forma para o surgimento de diversas fábricas de cimento em todo país, elevando o Brasil condição de
autossufiente na produção de cimento.
Palavras-chave: Indústria de Cimento, Estado e Construção civil pesada
Downloads
References
ABCP. Cimento e Concreto, nº 65, boletim de 1953 reeditado com o mes- mo número em 1955, 1956, 1957
e 1961. ________ . Notas e Comentários, nº 28, 1950.
Boletim Comemorativo dos 30 anos de criação da Fundação Educacional de Montes Claros, em abril de 2006,arquivo da Escola Técnica..
CAMPOS, Pedro Henrique Pereira. A Ditadura dos Empreiteiros: as em- presas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Esta- do ditatorial brasileiro 1964-1985. Tese de Doutorado em História Social. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2012.
CARDOSO, Fernando Henrique. Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico no Brasil. Tese de Doutorado defendida em 1963, na USP (1964, p. 172-174).
CARVALHO, Beatriz Maury de. Impactos e Conflitos da Produção de Cimento no Distrito Federal. Dissertação de Mestrado. Universidade Nacional do Brasil – Unb, Brasília-DF, de 2008.
CHAVES, Marcelo Antonio. Da periferia ao centro da(o) capital: perfil dos trabalhadores do primeiro complexo cimenteiro do Brasil, São Paulo, 1925- vc 1945. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual deCampinas, Ins- tituto de Filosofia e Ciências Humanas. - Campinas, SP : [s.n.], 2005.
DINIZ, Clélio Campolina. Estado e Capital Estrangeiro na Indústria Mineira. Belo Horizonte – UFMG, 1981, p. 130-178.
DULCI, Otavio Soares. Política e recuperação econômica em Minas Gerais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
FONSECA, Geraldo (Org.). MORAES, Amyntas Jacques de. O Contemporâneo do Amanhã. Edição da Família. V. 1, 2 e 3. Belo Horizonte: Editora KMR, 1989.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 30. ed. São Paulo: Editora Nacional, 2001.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere – volume 1. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira – 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, vol. 1 e 5.
LOPES, Juarez Rubens Brandão. Desenvolvimento e Mudança Social: Formação da sociedade urbano-industrial no Brasil. 3. ed. São Paulo, Editora Nacional; Brasília, INL, 1976
MENDONÇA, Sônia Regina de. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988
MELERO, Roberto Ap. Lopes. A indústria cimenteira no Brasil. Tese de mestrado em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1996.
OLIVEIRA, F. A. de. A reforma tributária de 1966 e a acumulação de capital no Brasil. São Paulo: Brasil Debates, 1981.
OLIVEIRA, Fabrício Augusto de. A Evolução da Estrutura Tributária e do Fisco Brasileiro: 1889-2009. IPEA, Brasília. 2010.
PROCHNIK, Victor. A dinâmica da indústria de cimento no Brasil. Rio de Janeiro, UFRJ, Instituto de Economia Industrial, 1983, dissertação de mestrado.
PROCHNIK, Victor; PEREZ, A., SILVA, C.M.S. A Globalização na Indústria de Cimento. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto de Economia Industrial, 1998. p. 91.
REZENDE, Maria José de. A ditadura militar no Brasil : repressão e pretensão de legitimidade : 1964-1984 [livro eletrônico] – Londrina : Eduel, 2013.p. 192
SANTOS, Joeme Rodrigues dos. Ação e reação em oligopólio homogêneo, um estudo de caso: a indústria capixaba de cimento. Vitória: FUCAPE, 2005.
SIQUEIRA, Elcio. Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus: contribuição para uma história da indústria pioneira do ramo no Brasil (1926-1987). Dissertação de mestrado. UNESP, Campus de Araraquara, São Paulo 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.