COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS (IDEAIS VERSUS REAIS): PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FUNORTE
Abstract
Resumo: O processo de formação acadêmica assumiu maior importância em função da globalização e das alterações que as propostas curriculares trouxeram aos cursos de graduação no Brasil. Assim, pensar na formação e no desenvolvimento de competência dos alunos tornou-se uma reflexão necessária. Com este objetivo, realizou-se uma pesquisa de campo, descritiva
e comparativa, com professores e alunos do curso de Fonoaudiologia em Montes Claros. O referencial teórico foi composto de duas temáticas: Profissão e Competência Profissional. Na percepção de alunos e professores todos os indicadores relacionados à perspectiva ideal do curso na formação de competências profissionais, segundo o modelo de Fleury e Fleury (2001) foram estatisticamente maiores do que a perspectiva real do aluno, exceto em um indicador. Quanto às competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, verificou-se que o que é efetivamente desenvolvido pelos respondentes quanto às competências profissionais não corresponde às expectativas assinaladas pelos mesmos nos itens do questionário aplicado.
Palavras-chave: Competências Profissionais; Profissões; Fonoaudiologia; Percepção de alunos; Percepção de Professores; Modelo de Competências
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