INDUZINDO UM QUASE-MERCADO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS NÃO PREVISTAS DAS ESTRUTURAS DE INCENTIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Authors

  • Igor Assaf Mendes Faculdade de Educação da UFMG
  • Ágnez de Lélis Saraiva Fundação João Pinheiro

Abstract

Resumo: A indução de um mercado educacional via políticas públicas de educação representa uma preocupação atual nas áreas de sociologia e de política. Através do levantamento de pesquisas recentes e argumentação teórica, os autores sugerem que a atual condução das políticas de educação em Minas Gerais tendem a gerar um “quase-mercado”, como já acontece em outros estados brasileiros, onde as desigualdades educacionais são reproduzidas através de uma lógica que estimula as escolas públicas a adotarem mecanismos ocultos de seleção. Segundo os autores políticas públicas voltadas para a qualidade podem gerar distorções ao introduzir lógica competitiva entre as entidades públicas e, portanto, o ideal seria o estímulo a políticas que favoreçam a equidade, que tendem a igualar oportunidades de acesso à educação de qualidade.


Palavras-chave: Quase-mercado-educacional, políticas educacionais, equidade educacional.

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Author Biographies

Igor Assaf Mendes, Faculdade de Educação da UFMG

Mestre em Sociologia e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Belo
Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ágnez de Lélis Saraiva, Fundação João Pinheiro

Mestre em Administração Pública e Pesquisador da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, Minas
Gerais, Brasil

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Published

2021-05-21

How to Cite

Mendes, I. A. ., & Saraiva, Ágnez de L. . (2021). INDUZINDO UM QUASE-MERCADO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS NÃO PREVISTAS DAS ESTRUTURAS DE INCENTIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Journal of Economics and Public Policies, 2(1), 63–86. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4078

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Artigos