EXCELÊNCIA COM EQUIDADE: AS LIÇÕES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS QUE OFERECEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO*

Authors

  • Regina Carla Madalozzo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Ernesto Martins Faria Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Abstract

Partindo da hipótese que todo aluno, independentemente de suaclasse social, tem o direito e a possibilidade de aprendizado, selecionamos um grupo de 6 escolas consideradas “casos de sucesso” no aprendizado de crianças com baixo nível socioeconômico que foram pesquisadas em profundidade. Nossas conclusões apontam para fatores em comum entre escolas de diferentes regiões do Brasil e que eram considerados, pelos profissionais dessas escolas, como fatores determinantes do sucesso escolar. Segundo nossa pesquisa, os principais pontos de sucesso são: estabeleci- mento de metas de aprendizado, acompanhamento contínuo, uso de dados para tomada de decisão pedagógica e manutenção de um ambiente agradável de estudo. Ao mesmo tempo, percebemos algumas condições necessári- as para que esses fatores tivessem sucesso em sua implementação: fluxo de comunicação aberto, respeito à experiência do professor e apoio em seu trabalho, enfrentamento de resistências internas com grupos comprometi- dos com a causa do aprendizado e, por fim, apoio da comunidade. Nossa pesquisa mostra que é sim possível mudar a situação da qualidade do ensino na rede pública mesmo sem significativas mudanças na legislação. A replicabilidade dos modelos aqui apresentados é fundamental para permi- tir um salto na qualidade da educação pública que possibilite aprendizado para todos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regina Carla Madalozzo, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Ph.D. em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign, 2002; Mestre em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998; Graduada em economia pela PUC-Rio, 1995. Atualmente é Professora Associada do Insper - Ibmec São Paulo.

 

Ernesto Martins Faria, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012) e mestrando em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente exerce a função de Coordenador de Projetos na Fundação Lemann.

 

References

ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério Brasil 2010.

Disponível em: http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=301

(acessado em 11/12/12).

ALVES, M.T. E SOARES, J.F. O nível socioeconômico das escolas de educa-

ção básica brasileiras, Relatório de Projeto de Pesquisa financiado pelo Insti-

tuto Unibanco, disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/arqui-

vos/biblioteca/nse_das_escolas_brasileiras_game_inst_unibanco.pdf

(acessado em 11/12/12), 2012.

BROOKE, N. E SOARES, J.F.(Orgs). Pesquisa em eficácia escolar: origem e

trajetórias. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2008.

COLLIE, R. J.; SHAPKA, J. E PERRY, N.E. Predicting Teacher Commitment:

the Impact of School Climate and Social-Emotional Learning. In. Psychology

in the Schools, 48(10): 1034-1048, 2011.

FERRÃO, M. E et al. O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola

eficaz. In. Revista Brasileira de Estudos de População, 18(1/2): 111-130,

PREAL – Programa de Promoción de La Reforma Educativa em América

Latina y El Caribe. How Can Schools Deliver Quality Education to the Poor.

Disponível em: http://www.preal.org/ENGL/

BibliotecaDes.asp?id=30&Camino=70|Education%20Synopsis (acessado em

/09/12).

SEBASTIAN, J. E ALLENSWORTH, E. The Influence of Principal leadership

on Classroom instruction and Student Learning: A Study of Mediated

Pathways to Learning. In. Educational Administration Quarterly, 48(4): 626-

, 2012.

SOARES, J. F. Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo –

IDESP: bases metodológicas. In. Revista São Paulo em Perspectiva, 23(1):

-41, 2009

SOARES, J. F. e COLLARES, A. C. M. Recursos Familiares e o Desempenho

Cognitivo dos Alunos do Ensino Básico Brasileiro, DADOS – Revista de Ci

ências Sociais, 49(3): 615-481, 2006.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. De Olho nas Metas 2010. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/biblioteca/

de_olho_nas_metas_2010___site.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2012.

UNICEF. Aprova Brasil: o direito de aprender – boas práticas em escolas

públicas avaliadas pela Prova Brasil, 2007.

UNICEF. Caminhos do direito de aprender: boas práticas de 26 municípios

que melhoraram a qualidade da educação. 2010.

UNICEF. Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem

o direito de aprender, 2009.

Published

2021-05-21

How to Cite

Madalozzo, R. C. ., & Faria, E. M. (2021). EXCELÊNCIA COM EQUIDADE: AS LIÇÕES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS QUE OFERECEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO*. Journal of Economics and Public Policies, 2(1), 87–108. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4234

Issue

Section

Artigos