MORBIDADE HOSPITALAR E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS EM MINAS GERAIS
Abstract
O presente artigocentra-se na problemática da relação entre a Educação, a Economia e as Políticas Públicas mais especificamente o Processode Reconhecimento e a Validação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos ao longo da vida, numa perspetiva Educativa/Formativa. Estas novas práticas pedagógicas, resultantes do processo de Reconhecimento, Certificação e Validaçãode Competências (RVCC), entrecorreram num período de mudanças muito significativo na dinâmica global da Sociedade. As diversas correntes do saber, desde os políticos e demais cientistas sociais, reconhecem o papel da educação no progresso social, na produção e criação de riqueza, na coesão, na justiça social, na equidade, na produtividade e no bem-estarsocial. O papel da educação encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto, e,neste caso particular, aos Atores que não concluíram a Escolaridade Básica Obrigatória (3o Ciclo do Ensino Básico) e almejaramum Diploma que lhes pudesse permitir o acesso às habilitações básicas obrigatórias,exigidas pela sociedade atual, à qual estavam agregados. A sociedade emergente define-se como sendo do “conhecimento” e promove a Educação/Formação como um dos seus principais motores. Através do Processo de RVCC, os Atores procuraram a sua certificação escolar ou profissional de modo a dar respostas às suas motivações intrínsecas e/ou extrínsecas face às exigências do mercado de trabalho e à ambição dos seus projetos pessoais.
Downloads
References
AMARAL, P.; LEMOS, M.; e CHEIN, F. Desenvolvimento desigual em Minas
Gerais. In: XII Seminário sobre a Economia Mineira, Diamantina, 2006.
FISHER, R.A. The use of multiple measurements in taxonomic problems.
Annals of Eugenics 7, 1936. P. 179-188.
FONTES, R.; e FONTES, M. (Eds). Crescimento e desigualdade regional em
Minas Gerais. Viçosa: Folha de Viçosa, 2005.
HAIR, J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; e BLACK, W.C. Multivariate
Data Analysis: With Readings. Prentice Hall, New Jersey, 1995.
HUBERTY, C.J. Applied Discriminant Analysis. Nova Iorque: Wiley-
Interscience, 1994. 496 p.
LIMA, M.C.; MOTTA, M.E.F.A.; e SANTOS, E.C. Determinants of impaired
growth among hospitalized children: a case-control study. Sao Paulo Medical
Journal, May 2004, v.122, n.3, p.117-123.
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre:
Bookman, 2001. 719 p.
MANLY, B.F.J. Multivariate statistical methods: a primer. 2a ed. Londres:
Chapman & Hall, 1994. 215 p.
MÁRIO, P.C. Análise discriminante. In: CORRAR, L.J.; PAULO, E.; e DIAS
FILHO, J.M. (Coord.) Análise Multivariada para os cursos de administração,
ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007. p. 232-279.
MARTINS, M.C.; SANTOS, L.M.P.; e ASSIS, A.M.O. Prevalence of
hypovitaminosis A among preschool children from northeastern Brazil, 1998.
Revista de Saúde Pública, Aug. 2004, v.38, n.4, p.537-542.
POHLMANN, M.C. Análise de conglomerados. In: CORRAR, L.J., PAULO, E.,
DIAS FILHO, J.M. (Coord.) Análise Multivariada para os cursos de
administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007. p. 324-
SIMÃO, Rosycler Cristina Santos. Distribuição de renda e pobreza em Minas
Gerais. Piracicaba: ESALQ-USP, 2004 (Dissertação de mestrado).
SONG, A.T.W., SCHOUT, D., NOVAES, H.M.D. Clinical and epidemiological
features of AIDS/tuberculosis comorbidity. Revista do Hospital das Clínicas,
, v.58, n.4, p.207-214.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.