DETERMINANTES DA REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO
Abstract
A taxa de repetência no ensino fundamental brasileiro está entre as maiores do mundo; sendo a mais elevada da América Latina. O problema é atribuído, principalmente, à baixa qualidade do ensino. Nesse sentido, o objetivo desse artigo consiste na identificação e análise dos principais fatores relacionados à ocorrência da repetência, no ensino fundamental brasileiro. Para o desenvolvimento do estudo, foi feito o acompanhamento dos alunos matriculados na 4a série, no ano de 1999, pertencentes à algumas escolas situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Estes alunos foram acompanhados até o ano de 2003, quando deveriam concluir a 8a série. O método de análise utilizado foi o modelo hierárquico logístico longitudinal. O estudo revelou, entre outros aspectos, que os recursos escolares e o ambiente socioeconômico da região em que a escola está inserida tem forte impacto sobre a ocorrência da repetência. Esse resultado sugere a necessidade da adoção de políticas públicas educacionais que contemplem, sobretudo, as escolas e regiões mais carentes, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino destas escolas e regiões.
Downloads
References
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL Avalia-
ção de desempenho- fatores associados. [Belo Horizonte]: [CEDEPLAR/
UFMG], [2005?] Relatório entregue ao INEP. Mimeografado.
COSTA RIBEIRO, S. A educação e a inserção do Brasil na modernidade.
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 84, p. 63-82, fev. 1993.
GARSCHAGEN, S. Desafios do Desenvolvimento. IPEA, 2007. Disponível
em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/
index.php?option=com_content&view=article&id=1162:reportagens-
materias&Itemid=39>. Acesso em: 28 set. 2012.
FLETCHER, P. As dimensões transversal e longitudinal do Modelo Profluxo.
Brasília, DF.: Ministério da Educação e Cultura, 1997. Mimeografado.
GOMES NETO, J. B.; HANUSHEK, E. A. The causes and effects of grade
repetition. In: BIRDSALL, N.; SABOT, R. H. (Ed.) Opportunity forgone:
education in Brazil. Washington, DC: Inter-American development Bank,
p. 425-460.
KLEIN, R. Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de
cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica. [S.l]: INEP,
Mimeografado.
LUZ, L.S. O impacto da repetência na proficiência escolar: uma análise
longitudinal do desempenho de repetentes em 2002-2003. 2008. 125f. Dis-
sertação (Mestrado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planeja-
mento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
SOUZA, D. T. Teacher professional development and the argument of
incompetence: the case of in-service elementary teacher education in São
Paulo-Brazil. 2001. 297 f. Tese (PHD) - Institute of Education, University of
London, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.