UMA ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA ESPACIAL DO PIB PER CAPITA PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (2000-2010)
Abstract
Resumo: Este artigo investiga a hipótese convergência do PIB per capita entre os municípios do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2010, evidenciando as mudanças ocorridas na distribuição espacial do PIB no referido Estado. A metodologia adotada baseia-se em técnicas de econometria espacial. Os resultados indicam através da análise do modelo espacial empírico um aumento da renda per capita no período em análise nos municípios do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Convergência, Econometria Espacial e Rio Grande do Sul.
Downloads
References
ALMEIDA, E. S. Curso de Econometria Espacial Aplicada. Piracicaba, 2004.
CANCIAN, V; VIDIGAL, V. G; ROCHA-VIDIGAL, C. B . Pobreza e desigualdade de renda nos municípios da região sul do Brasil: uma análise espacial. In: XVI Encontro de Economia da Região Sul, 2013, Curitiba. XVI Encontro de Economia da Região Sul, 2013.
JUSTO, W. R. Crescimento econômico e convergência de renda da mesorregião do Araripe: uma abordagem espacial. Revista economia em debate (URCA), v. 1, p. 01-20, 2011.
PEROBELLI, F. S.; FERREIRA, P. G; FARIA W. R . Análise de Convergência Espacial do PIB per-capita em Minas Gerais: 1975-2003. In: XI Encontro Regional de Economia, 2006, Fortaleza. Nordeste: Estratégias de Desenvolvimento Regional. Fortaleza: BNB, 2006.
PORSSE, A. A. Dinâmica da desigualdade de renda municipal do Rio Grande do Sul: evidências da análise estatística espacial. Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2008.
RUSSO, L. X. ; SANTOS, W. O. ; PARRÉ, J. L.. Uma Análise da Convergência Espacial do PIB per capita para os Municípios da Região Sul do Brasil (1999-2008). In: XV ANPEC SUL - Encontro de Economia da Região Sul, 2012, Porto Alegre. XV ANPEC SUL, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Journal of Economics and Public Policies
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.