A EMPRESA AMIGA DA SOCIEDADE: ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS GERENCIAIS LEGITIMADORAS SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL
Palabras clave:
Isomorfismo, Responsabilidade Social, Estratégias GerenciaisResumen
As organizações sendo entidades culturais, inserem-se num contexto maior que constitui seu ambiente externo, composto pelos diversos
stakeholders. As entidades não agem de forma isolada, logo, suas estratégicas são pautadas pelo contexto concorrencial em que se inserem. As ações
gerenciais são impostas de fora para dentro da organização, num processo
de imitação que é conhecido pela literatura como isomorfismo (mimético,
coercitivo e normativo). Constatou-se que as práticas socioambientais
adotadas para que as organizações pareçam socialmente responsáveis e
amigas da sociedade muitas vezes não passam de atendimentos a determinações impostas pelo Estado Brasileiro ou pela concorrência. Para realização deste trabalho, foi feita exploração teórica do tema, constituindo-se
numa revisão bibliográfica, de cunho descritivo e explicativo, partindo de
uma abordagem qualitativa.
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