ATITUDES QUE DETERMINAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR RELIGIOSO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS SEGUIDORES DA IGREJA CATÓLICA, IGREJA BATISTA E IGREJA UNIVERSAL
Resumen
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes de satisfação, inibidoras e incentivadoras dos seguidores da Igreja Católica, Igreja Batista e Igreja Universal. A fundamentação teórica considerou campo religioso e marketing religioso com a adequação da Teoria do Comportamento e Satisfação do Consumidor na perspectiva mercadológica. A pesquisa é do tipo descritiva. Utilizou-se a análise multivariada (análise fatorial), testes paramétricos, correlações e as proporções para análise dos resultados. A análise fatorial permitiu identificar a existência de quatro grandes dimensões de atributos considerados fundamentais na avaliação do construto Satisfação Total: Fator 1 = Afetividade; Fator 2 = Atendimento; Fator 3 = Evangelização/Ação Social; Fator 4 = Comunidade. Verificou-se uma influência fraca da cultura e tradição para seguir a Igreja e ser dessa religião, e uma influência moderada da família. A satisfação foi confirmada para a Igreja Católica e Igreja Batista e desconfirmada para a Igreja Universal. Constatou-se uma avaliação moderada e favorável para a Igreja Católica e Igreja Batista nos Elementos Inibidores e uma avaliação desfavorável na Igreja Universal. Para os Elementos Incentivadores, os resultados
demonstram uma avaliação moderada da Igreja Católica e desfavorável na Igreja Batista. Já os seguidores e fieis da Igreja Universal, em sua maioria absoluta, avaliaram desfavoravelmente as atitudes intervenientes dos Elementos Incentivadores.
Palavras-chave: Marketing religioso. Comportamento do consumidor. Igreja.
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