CENÁRIOS ELEITORAIS PARA O BRASIL EM 2018 ELECTION SCENARIOS FOR BRAZIL IN 2018 ESCENARIOS ELECTORALES PARA BRASIL EM 2018
Resumen
Resumo: Embora sejam eventos já conhecidos e certos, eleições presidenciais são acontecimentos que se distinguem dos milhares de fatos políticos que ocorrem todos os anos pelos impactos que podem ter sobre o destino e a vida de milhões de pessoas e da sociedade em seu conjunto. Depois de oito anos de governo de centro-direita, do presidente Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e mais de mais de 12 anos de governos de centro-esquerda, do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), seguido de dois anos do governo do presidente Michel Temer (PMDB), também de centro-direita, o Brasil chega às eleições de 2018 profundamente dividido, com alguns segmentos da sociedade se inclinando inclusive para candidatos de extrema-direita. Trata-se de uma encruzilhada
histórica que reflete a desorientação que tomou conta do país frente à crise política e econômica que se abateu sobre o Brasil nos últimos dois anos. Diante da importância política e histórica de tal acontecimento, o objetivo deste artigo é construir alguns cenários para a disputa eleitoral que ocorrerá no Brasil ano final de 2018.
Palavras-chave: cenários prospectivos, Brasil, eleições 2018
Descargas
Citas
Buarque, S.C. Metodologias e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais. Brasília: IPEA, 2003 (Texto para Discussão Nº. 939)
Cohen. P. A. China Unbound: Evolving perspectives on the Chinese past. London: RoutledgeCuzon.
Marcial E.C. e Grumbach, R. J. dos S. Cenários Prospectivos. Como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008
Plekhanov, G. O papel do indivíduo na História. Lisboa: Edições Antídoto, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Economía y Políticas Públicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.