INDUZINDO UM QUASE-MERCADO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS NÃO PREVISTAS DAS ESTRUTURAS DE INCENTIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Igor Assaf Mendes Faculdade de Educação da UFMG
  • Ágnez de Lélis Saraiva Fundação João Pinheiro

Resumen

Resumo: A indução de um mercado educacional via políticas públicas de educação representa uma preocupação atual nas áreas de sociologia e de política. Através do levantamento de pesquisas recentes e argumentação teórica, os autores sugerem que a atual condução das políticas de educação em Minas Gerais tendem a gerar um “quase-mercado”, como já acontece em outros estados brasileiros, onde as desigualdades educacionais são reproduzidas através de uma lógica que estimula as escolas públicas a adotarem mecanismos ocultos de seleção. Segundo os autores políticas públicas voltadas para a qualidade podem gerar distorções ao introduzir lógica competitiva entre as entidades públicas e, portanto, o ideal seria o estímulo a políticas que favoreçam a equidade, que tendem a igualar oportunidades de acesso à educação de qualidade.


Palavras-chave: Quase-mercado-educacional, políticas educacionais, equidade educacional.

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Biografía del autor/a

Igor Assaf Mendes, Faculdade de Educação da UFMG

Mestre em Sociologia e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Belo
Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ágnez de Lélis Saraiva, Fundação João Pinheiro

Mestre em Administração Pública e Pesquisador da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, Minas
Gerais, Brasil

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Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Mendes, I. A. ., & Saraiva, Ágnez de L. . (2021). INDUZINDO UM QUASE-MERCADO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS NÃO PREVISTAS DAS ESTRUTURAS DE INCENTIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista De Economía Y Políticas Públicas, 2(1), 63–86. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4078

Número

Sección

Artigos