MORBIDADE HOSPITALAR E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS EM MINAS GERAIS
Resumen
O presente artigocentra-se na problemática da relação entre a Educação, a Economia e as Políticas Públicas mais especificamente o Processode Reconhecimento e a Validação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos ao longo da vida, numa perspetiva Educativa/Formativa. Estas novas práticas pedagógicas, resultantes do processo de Reconhecimento, Certificação e Validaçãode Competências (RVCC), entrecorreram num período de mudanças muito significativo na dinâmica global da Sociedade. As diversas correntes do saber, desde os políticos e demais cientistas sociais, reconhecem o papel da educação no progresso social, na produção e criação de riqueza, na coesão, na justiça social, na equidade, na produtividade e no bem-estarsocial. O papel da educação encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto, e,neste caso particular, aos Atores que não concluíram a Escolaridade Básica Obrigatória (3o Ciclo do Ensino Básico) e almejaramum Diploma que lhes pudesse permitir o acesso às habilitações básicas obrigatórias,exigidas pela sociedade atual, à qual estavam agregados. A sociedade emergente define-se como sendo do “conhecimento” e promove a Educação/Formação como um dos seus principais motores. Através do Processo de RVCC, os Atores procuraram a sua certificação escolar ou profissional de modo a dar respostas às suas motivações intrínsecas e/ou extrínsecas face às exigências do mercado de trabalho e à ambição dos seus projetos pessoais.
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