DETERMINANTES DA REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO
Resumen
A taxa de repetência no ensino fundamental brasileiro está entre as maiores do mundo; sendo a mais elevada da América Latina. O problema é atribuído, principalmente, à baixa qualidade do ensino. Nesse sentido, o objetivo desse artigo consiste na identificação e análise dos principais fatores relacionados à ocorrência da repetência, no ensino fundamental brasileiro. Para o desenvolvimento do estudo, foi feito o acompanhamento dos alunos matriculados na 4a série, no ano de 1999, pertencentes à algumas escolas situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Estes alunos foram acompanhados até o ano de 2003, quando deveriam concluir a 8a série. O método de análise utilizado foi o modelo hierárquico logístico longitudinal. O estudo revelou, entre outros aspectos, que os recursos escolares e o ambiente socioeconômico da região em que a escola está inserida tem forte impacto sobre a ocorrência da repetência. Esse resultado sugere a necessidade da adoção de políticas públicas educacionais que contemplem, sobretudo, as escolas e regiões mais carentes, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino destas escolas e regiões.
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