EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE AMERICANA – SP
Resumen
Resumo: Dada a estrutura sociocultural contemporânea, o mau controle orçamentário repassado de geração em geração mostra a necessidade de um trabalho específico para promover a educação financeira dos indivíduos. Esta pesquisa se baseou na análise teóricasobre consumidores e sua racionalidade em relação aos gastos, e numa pesquisa de campo por meio de questionário aplicado aos jovens do município de Americana – SP com o objetivo de analisar seus comportamentos e valores a respeito de economia e finanças. Embora os resultados tenham se mostrado contrários à hipótese inicial de que os grupos analisados tivessem deficiência para lidar com recursos financeiros, estes não devem ser encarados de forma tão positiva uma vez que a experiência desta população no papel de consumidor é normalmente financiada (e controlada) pelas famílias.
Palavras-chave: Consumismo; Educação financeira; Adolescentes.
Descargas
Citas
AFLATOUN. Child Social & Financial Education. Disponível em: <http://www.aflatoun.org/?csfe>. Acesso em: jun. 2015.
BELL, E.; LERMAN, R. I. Can Financial Literacy Enhance Asset Building? The Urban Institute, n.6, Sept. 2005.
CERBASI, G. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CHRISTELIS, D.; JAPPELLI, T.; PADULA M. Health Risk, Financial Information and Social Interaction: the Portfolio Choice of European Elderly Households. Working paper. University of Salerno, 2005.
COM. Comunicação da Comissão das Comunidades Europeias relativa à Educação Financeira. Bruxelas, 2007. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.
CGU. Controladoria Geral Da União. Disponível em: Acesso em: junho 2015.
CURY, C.R.J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, v. 23, n. 80, p. 169-201, 2002.
D’AQUINO, C. Educação Financeira. Coleção ExpoMoney, 2007, 160 p. LINN, M.C.; BENEDICTIS, T de.; DELUCCHI, K. (1982). Adolescent
reasoning about advertisements: Preliminary investigations. Child Development, 56, 1479 -1498.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. Financial literacy and retirement preparedness: Evidence and implications for financial education, Business Economics, 27 p. 2007.
MEC. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. 2000a.
. PNC ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2000b.
OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. OECD´s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.
. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. OECD, 2005. Disponível em: < http://www.oecd.org/finance/financial-
education/improvingfinancialliteracyanalysisofissuesandpolicies.htm> Acesso em: junho 2015.
. The importance of financial education. OECD, 2006. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/37087833.pdf>. Acesso em: outubro 2009.
OEC. Observatório do Endividamento dos Consumidores, Relatório de actividades de 2002. Coimbra: OEC, 2002. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.
SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças pessoais no Brasil. 152 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; PETRONI, L. M. A educação financeira no Brasil sob a ótica da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE). In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, IX, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 1121-1141. ISSN 0034-7612.
SHAFFER, D. R. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência. Trad. Cintia Regina Pemberton Cancissu. 6ª ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.
ROBERTSON T.; ROSSITER, J. Children and commercial persuasion: An attribution theory analysis. Journal of Consumer Research, p. 13-20, 1974.
TOLOTTI, M. As Armadilhas do consumo: acabe com o endividamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
TRINDADE, C. C. As interferências de alterações sociais sobre o comportamento do consumidor infantil. São Paulo, 2002, 17p. Artigo – USP
VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
WILLIANS, E. S. The presentation of certificates for participants of the workshop: Infusing financial literacy into the school curriculum.
August, 2009. Disponível em: <http://www.central-bank.org.tt/sites/default/files/NFLP%20&%20Ministry%20of%20Education%20
Workshop%20%20August%202009.pdf >. Acesso em: junho 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Revista de Economía y Políticas Públicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados não serão remunerados em hipótese alguma.
O (s) autor (es), ao submeterem o trabalho à análise, automaticamente cedem os direitos de publicação à Revista, em sua versão eletrônica. e/ou impressa (A revista também será impressa e depositada em algumas bibliotecas de referência) licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).
Os autores dos trabalhos aprovados NÃO terão direito a qualquer exemplar da edição em que constar sua publicação, pois trata-se de versão eletrônica.
Serão aceitos trabalhos com, no máximo, três autores.
Todos os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial que, dentre outras atribuições, ficará encarregada de informar aos autores da possibilidade da publicação, contra os quais não caberá recurso.