EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS DO CAMPO DAS VERTENTES EM MINAS GERAIS PARA O ANO DE 2019

Autores/as

  • Marlon Bruno Salazar Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP
  • Bruno Rodrigues Pereira Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

10.46551/epp2021922

Resumen

O objetivo deste estudo é determinar a eficiência relativa dos gastos públicos com educação fundamental para todos os municípios da mesorregião do Campo das Vertentes em Minas Gerais, que é composta por 36 municípios. Para tal, foram avaliados dois inputs: gasto por aluno e número de alunos por professor; e dois outputs: notas no IDEB e números de matrículas no ensino fundamental, através de técnicas de Análise Envoltória de Dados (DEA). Dessa forma, usando o software SIADV 3.0 pela ótica de eficiência modelo BCC com orientação output, um município será considerado eficiente se apresentar escore igual a 1,0. Contudo, pôde-se verificar um alto nível de ineficiência no gasto público em educação, visto que apenas 7 municípios obtiveram escore máximo. Vale ressaltar ainda, que o município mais ineficiente, isto é, com o menor escore, é uma das menores redes de educação da amostra. Por outro lado, foi constatado que municípios com maiores gastos per capita, não são considerados eficientes de acordo com os resultados obtidos, rejeitando assim, a hipótese de que os que possuem elevados gastos per capita apresentam maior eficiência. Por fim, conclui-se que a educação fundamental necessita de mudanças para que haja um maior e melhor nível de eficiência no sistema educacional brasileiro.

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Biografía del autor/a

Marlon Bruno Salazar, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP

Doutor Economia Aplicada ESALQ/USP.

Bruno Rodrigues Pereira, Universidade Federal de São João del Rei

Graduado em Ciências Econômicas - UFSJ

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Publicado

2022-02-11

Cómo citar

Salazar, M. B. ., & Pereira, B. R. . (2022). EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS DO CAMPO DAS VERTENTES EM MINAS GERAIS PARA O ANO DE 2019. Revista De Economía Y Políticas Públicas, 9(2), 34–63. https://doi.org/10.46551/epp2021922

Número

Sección

Artigos