O cursinho popular pré-Enem “ampliando horizontes” e a democratização do acesso ao ensino superior no município de Turmalina/MG

Autores/as

  • Rosângela Aparecida Pinheiro Pires Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Cleide Oliveira da Rocha Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Istelene Godinho de Castro Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Éder de Souza Beirão Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes https://orcid.org/0000-0003-4379-9345 http://lattes.cnpq.br/9370888319900995

DOI:

10.46551/epp20230103

Palabras clave:

Educação Popular, Cursinho Pré-ENEM “Ampliando Horizontes”, Turmalina

Resumen

O presente estudo tem o objetivo de analisar os impactos do Cursinho Pré-Enem “Ampliando Horizontes” na democratização do acesso ao Ensino Superior aos alunos das escolas públicas do município de Turmalina/MG. Quanto à abordagem a pesquisa é classificada em qualitativa, quanto aos objetivos em descritiva e exploratória e quanto aos procedimentos técnicos em bibliográfica e documental. Para tal, foi utilizado o método do estudo de caso. A partir da análise da revisão de literatura que fora constituída é possível inferir que apesar de embrionários, os resultados do Cursinho Pré-Enem “Ampliando Horizontes” são positivos, uma vez que o mesmo proporciona aos estudantes da cidade de Turmalina/MG uma oportunidade para adiquirem os conhecimentos necessários para realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e concursos, fazendo com que este cursinho popular seja considerado um instrumento que promove a democratização do acesso ao Ensino Superior aos estudantes em situação socioeconomica vulnerável, ingressos e egressos de Escolas Públicas da região, concretizando assim os propósitos da Educação Popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosângela Aparecida Pinheiro Pires, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Diamantina.

Cleide Oliveira da Rocha, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Diamantina.

Istelene Godinho de Castro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Diamantina.

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Citas

ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. 239 f. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília/SP, 2008. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/alegro_rc_ms_mar.pdf>. Acesso em: 12 de janeiro de 2022.

ARAGÃO, RIgler da Costa; et al. Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popular. Revista de Educação Popular, v. 14, n. 2, p. 83-92, mar. 2016.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Penso. 2015.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: Um olhar entre tempos e a partir da América Latina. In: Org.: BRANDÃO, Carlos Rodrigues R; STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa Participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida/SP: Ideias e Letras, 2006. p. 21 -54.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acessado em: 16 de outubro de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Diário Oficial da União, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 07 de outubro de 2021.

BRASIL. O Brasil e a OCDE. Brasília: Ministério das Relações Exteriores - MRE, 2021. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/06/A-Educacao-no-Brasil_uma-perspectiva-internacional.pdf>. Acesso em: 12 de novembro de 2021.

CALADO, Alder Júlio Ferreira. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru/PE: FAFICA/Centro Paulo Freire, 2001.

CASTRO, Clóves Alexandre de. Cursinhos alternativos e populares: Movimentos Territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. 110 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulistas “Júlio de Mesquita Filho”. Presidente Prudente/SP, 2005. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89799 >. Acesso em: 12 de janeiro de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Educação Popular. Revista Trimestral de Debate da FASE, proposta nº 113. 2017. Disponível em: <https://fase.org.br/wp-content/uploads/2007/09/proposta-113-final.pdf>. Acesso em 31 de outubro de 2021.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire a educação popular. Revista Proposta, Rio de Janeiro, n. 113, 2007.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. p. 1-18.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico, Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/turmalina/pesquisa/23/22469?detalhes=true>. Acesso em: 26 de julho de 2021.

KANE, Liam. A educação popular discutida “há muito tempo”. In: UNESCO. Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005. p. 195-203.

MACHADO, Samira Xavier. A democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil e os cursinhos populares da Rede Emancipa. 127 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros/MG, 2020. Disponível em: <https://www.posgraduacao.unimontes.br/uploads/sites/20/2021/06/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-COM-FICHA-Samira-Xavier-Machado-2021.pdf>. Acesso em: 29 de outubro de 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de S. e SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3):239-262, jul./set., 1993.

MENEZES, Afonso Henrique Novaes; et al. (Orgs.). Metodologia Científica: Teoria e Aplicação na Educação a Distância. Petrolina/PE: UNIVASF, 2019.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Education at a glance 2019: country note: Brazil. 2019.

PIRES, Roberto Rocha C. Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: IPEA, 2019.

SANTOS, Renato Emerson. Pré-Vestibulares Populares: Dilemas Políticos e Desafios Pedagógicos. In: CARVALHO, José Carmelo; ALVIM FILHO, Hélcio; COSTA, Renato Pontes (OrgS.). Cursos Pré-Vestibulares Comunitários: Espaços de Mediações Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2005. p. 188-204.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUISA FILHO. Projeto Político Pedagógico – Cursinho Pré-Vestibular Alvo. Dracena/SP: UNESP, 2016. Disponível em: <https://www.dracena.unesp.br/Home/Cursinho/projeto-politico-pedagogico.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2021.

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

Pinheiro Pires, R. A., Oliveira da Rocha, C., Godinho de Castro, I., & Souza Beirão, Éder de. (2023). O cursinho popular pré-Enem “ampliando horizontes” e a democratização do acesso ao ensino superior no município de Turmalina/MG. Revista De Economía Y Políticas Públicas, 11(1), 51–75. https://doi.org/10.46551/epp20230103