EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE AMERICANA – SP

Autores

  • Camila Rossi ESALQ/USP
  • Andrea Rodrigues Ferro UFSCar - Campus Sorocaba

Resumo

Resumo: Dada a estrutura sociocultural contemporânea, o mau controle orçamentário repassado de geração em geração mostra a necessidade de um trabalho específico para promover a educação financeira dos indivíduos. Esta pesquisa se baseou na análise teóricasobre consumidores e sua racionalidade em relação aos gastos, e numa pesquisa de campo por meio de questionário aplicado aos jovens do município de Americana – SP com o objetivo de analisar seus comportamentos e valores a respeito de economia e finanças. Embora os resultados tenham se mostrado contrários à hipótese inicial de que os grupos analisados tivessem deficiência para lidar com recursos financeiros, estes não devem ser encarados de forma tão positiva uma vez que a experiência desta população no papel de consumidor é normalmente financiada (e controlada) pelas famílias.

Palavras-chave: Consumismo; Educação financeira; Adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rossi, ESALQ/USP

Mestranda em Economia Aplicada pela ESALQ/USP.

Andrea Rodrigues Ferro, UFSCar - Campus Sorocaba

Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora do Departamento de Economia da UFSCar – campus Sorocaba.

Referências

AFLATOUN. Child Social & Financial Education. Disponível em: <http://www.aflatoun.org/?csfe>. Acesso em: jun. 2015.

BELL, E.; LERMAN, R. I. Can Financial Literacy Enhance Asset Building? The Urban Institute, n.6, Sept. 2005.

CERBASI, G. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHRISTELIS, D.; JAPPELLI, T.; PADULA M. Health Risk, Financial Information and Social Interaction: the Portfolio Choice of European Elderly Households. Working paper. University of Salerno, 2005.

COM. Comunicação da Comissão das Comunidades Europeias relativa à Educação Financeira. Bruxelas, 2007. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.

CGU. Controladoria Geral Da União. Disponível em: Acesso em: junho 2015.

CURY, C.R.J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, v. 23, n. 80, p. 169-201, 2002.

D’AQUINO, C. Educação Financeira. Coleção ExpoMoney, 2007, 160 p. LINN, M.C.; BENEDICTIS, T de.; DELUCCHI, K. (1982). Adolescent

reasoning about advertisements: Preliminary investigations. Child Development, 56, 1479 -1498.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. Financial literacy and retirement preparedness: Evidence and implications for financial education, Business Economics, 27 p. 2007.

MEC. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. 2000a.

. PNC ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2000b.

OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. OECD´s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.

. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. OECD, 2005. Disponível em: < http://www.oecd.org/finance/financial-

education/improvingfinancialliteracyanalysisofissuesandpolicies.htm> Acesso em: junho 2015.

. The importance of financial education. OECD, 2006. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/37087833.pdf>. Acesso em: outubro 2009.

OEC. Observatório do Endividamento dos Consumidores, Relatório de actividades de 2002. Coimbra: OEC, 2002. Disponível em: . Acesso em: junho 2015.

SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças pessoais no Brasil. 152 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; PETRONI, L. M. A educação financeira no Brasil sob a ótica da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE). In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, IX, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 1121-1141. ISSN 0034-7612.

SHAFFER, D. R. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência. Trad. Cintia Regina Pemberton Cancissu. 6ª ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

ROBERTSON T.; ROSSITER, J. Children and commercial persuasion: An attribution theory analysis. Journal of Consumer Research, p. 13-20, 1974.

TOLOTTI, M. As Armadilhas do consumo: acabe com o endividamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

TRINDADE, C. C. As interferências de alterações sociais sobre o comportamento do consumidor infantil. São Paulo, 2002, 17p. Artigo – USP

VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

WILLIANS, E. S. The presentation of certificates for participants of the workshop: Infusing financial literacy into the school curriculum.

August, 2009. Disponível em: <http://www.central-bank.org.tt/sites/default/files/NFLP%20&%20Ministry%20of%20Education%20

Workshop%20%20August%202009.pdf >. Acesso em: junho 2015.

Downloads

Publicado

30-11-2015

Como Citar

Rossi, C. ., & Ferro, A. R. . (2015). EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE AMERICANA – SP. Revista Economia E Políticas Públicas, 3(2), 93–116. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4348

Edição

Seção

Artigos