A influência da regularidade docente a partir de modelos econométricos espaciais para Minas Gerais

Autores

DOI:

10.46551/epp2024v12n0203

Palavras-chave:

Educação, Determinantes do Desempenho Escolar, Econometria Espacial

Resumo

A importância da busca pelos determinantes educacionais é amplamente debatida na teoria econômica, e os resultados dos estudos nas últimas décadas do século passado indicavam apenas a relevância das características socioeconômicas do aluno e a escolaridade da mãe como fatores relevantes. Porém, a utilização de outros modelos e aplicações vêm demonstrando que características do professor, da escola e da turma são relevantes na modelagem do desempenho discente. A partir de dados do Saeb e do Censo da Educação Básica foi construída uma base de dados com o objetivo de analisar as características espaciais desta questão, assim como a influência da regularidade docente no desempenho dos estudantes do ensino fundamental (anos finais). Os resultados obtidos a partir da aplicação de métodos de georreferenciamento indicaram a forte influência das características socioeconômicas e da escolaridade materna, mas também reforçaram a importância da distorção idade-série e do parâmetro do multiplicador espacial, indicando que as notas dos alunos são influenciadas pela vizinhança. Outro resultado importante foi em relação ao impacto dos gastos governamentais em atividades de educação que indicou ser significativo em todos os modelos estimados.

Palavras-chave: Educação, Determinantes do Desempenho, Econometria Espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ragone Azevedo, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, economia da educação e absenteísmo docente.

http://lattes.cnpq.br/3634272154668418

Referências

ALBERNAZ, Ângela; FERREIRA, Francisco HG; FRANCO, Creso. Qualidade e equidade na educação fundamental brasileira. Texto para discussão, 2002.

ALMEIDA, Eduardo. Econometria Espacial Aplicada. Campinas: Alínea, 2012.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, v. 45, p. 25-28, jun. 2007.

BARRO, R. J. e Xavier SALA-I-MARTIN. Technological Diffusion, Convergence, and Growth. Journal of Economic Growth, vol. 2, pp.1-26, 1997.

BARROS, R. P; MENDONÇA, R. Investimentos em Educação e Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, IPEA, 1997. (Texto para Discussão No. 525)

BIONDI, Roberta L.; FELÍCIO, Fabiana. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise de painel dos dados do SAEB. Brasília: INEP, 2007.

BIONDI, Roberta L.; VASCONCELLOS, Lígia; MENEZES-FILHO, Naércio A. Avaliando o Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. In: 31º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria, 2009, Foz do Iguaçu. Encontro Brasileiro de Econometria - SBE, 2009.

BIONDI, Roberta L.; VASCONCELLOS, Lígia; MENEZES-FILHO, Naércio A. Avaliando o impacto do programa Escrevendo o Futuro no desempenho das escolas públicas na Prova Brasil e na renda futura dos estudantes. Anais do XXXVII Encontro Nacional de Economia da ANPEC, Foz do Iguaçu, Paraná, 2009.

BISHOP, J. Is the test score decline responsible for the productivity growth decline? American Economics Review. Vol. 79 (1), p. 178-97, 1989.

CÉSAR, C. C.; SOARES, J. Desigualdades acadêmicas induzidas pelo contexto escolar. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 18, n. 1/2, p. 97-110, 2001.

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational Opportunity. U.S. Government printing office. Washington, DC, 1966.

ERTUR, C; KOCH, W. Growth, technological interdependence and spatial externalities: theory and evidence. Jounal of Applied Econometrics, v.22, issue 6, 2007.

FELÍCIO, F.; FERNANDES, R. O efeito da qualidade da escola sobre o desempenho escolar: uma avaliação do ensino fundamental no Estado de São Paulo. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Economia, Natal/RN, Brasil. ANPEC, 2005.

FUJITA, M.; KRUGMAN, P. & VENABLES, A. The spatial economy. Cambridge, MIT, 1999.

HANUSHEK, E. A.; KIMKO, D. D. Schooling, labor-force quality and the growth of nations? The American Economic Review, 90(5):1184–1208.2000

HOLLAND, P. W. Statistics and casual inference. Journal of the American Statistical Association , v. 81, n. 306, p. 945-960, 1986.

HEWINGS, G., MAGALHAES, A., AZZONI, C. R. Spatial dependence and regional inequality in Brazil. Investigaciones Regionales, Madrid, v. 6, p. 5-20, 2005.

MACHADO, Ana Flávia et al. Qualidade do ensino em matemática: determinantes do desempenho dos alunos em escolas públicas estaduais mineiras. Revista Economia, v. 9, n. 01, p. 23-45, jan/abr., 2008

MENEZES-FILHO, Naércio. A Evolução da Educação no Brasil e seu Impacto no Mercado de Trabalho. São Paulo, FEA/USP, 2001.

MENEZES-FILHO, Naércio. Os determinantes do desempenho escolar no Brasil. Instituto Futuro Brasil, IBMEC São Paulo e Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Sumário Executivo, 2007.

MORENO, R., TREHAN, B. Location and the Growth of Nations, Journal of Economic Growth, 2, pp.399-418, 1997.

MORETTI, E. Estimating the Social Return to Higher Education: Evidence from Longitudinal and Repeated Cross-sectional Data. Journal of Econometrics, n.121, p.175-212, 2004.

MURNANE, R. J., WILLETT, J. B. AND LEVY, F. The growing importance of cognitive skill in wage determination. Review of Economics and Statistics, vol. 77 (2) p. 251-66, Maio, 1995.

MURPHY, K. M. AND PELTZMAN, S. School Performance and the Youth Labor Market. Journal of Labor Economics, vol.22 (2), pp.299-325, The University of Chicago. 2004.

PALERMO, G. A.; DO NASCIMENTO SILVA, D. B.; NOVELLINO, M. S. F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 2, p. 367-394, 2014.

RAMOS, R., SURIÑACH, J., ARTÍS, M. Human capital spillovers, productivity and regional convergence in Spain. Papers in Regional Science, Volume 89 n2 June 2010.

RIANI, J. L. R.; RIOS-NETO, E. L. G. Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 2, p. 251-269, jul./dez. 2008.

RIVKIN, S. G. Black/white differences in schooling and employment. Journal of Human Resources, vol.30 (4), p. 826-52, 1995.

RIVKIN, Steven G.; HANUSHEK, Eric A.; e KAIN, John F. Teachers, Schools, and Academic. Achievement. Econometrica. vol. 73, No.2, p417-58. 2005

ROSENTHAL S., STRANGE W. The attenuation of human capital externalities. Journal of Urban Economics 64: 373–389, 2008.

SILVEIRA NETO, R. M. Crescimento e spillovers: a localização importa? Evidências para os estados brasileiros. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 32, p. 524-545, 2001.

SOARES, Tufi M.Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB 2002. Revista Brasileira de Educação, n.29, p.73-87. 2005

SOUZA, M. R. P. Análise da variável escolaridade como fator determinante do crescimento econômico. FAE, Curitiba, Vol. 2, No. 3, p.47-56. 1999

VERNIER, Laura. D. S.; BAGOLIN, Izete. P.; JACINTO, Paulo. A. Fatores que Influenciam o Desempenho Escolar no Estado do Rio Grande do Sul: Uma Análise com Regressões Quantílicas. Análise Econômica, v. 33, n.64, 2015.

VERNIER, Laura Desirée Silva; BAGOLIN, Izete Pengo; FOCHEZATTO, Adelar. Distribuição e disseminação espacial da educação nos municípios brasileiros. 45º Encontro Nacional de Economia, p. 18, 2017

Downloads

Publicado

07-11-2024

Como Citar

Ragone Azevedo, V. (2024). A influência da regularidade docente a partir de modelos econométricos espaciais para Minas Gerais . Revista Economia E Políticas Públicas, 12(2), 42–61. https://doi.org/10.46551/epp2024v12n0203