Sobre a Revista

Foco e Escopo
Educação Matemática Debate, eSSN 2526-6136, é uma revista científica editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) e pelo Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), vinculados, respectivamente, à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Objetiva contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações do campo da Educação Matemática.

O projeto editorial prioriza artigos científicos, originais e inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática e artigos que proponham diálogo entre essa área e outras correlatas. São aceitos manuscritos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática.

Publica-se textos em Português, Espanhol ou Inglês. Também, a critério do Conselho Editorial, publica-se dossiês ou número especiais destinados à revisão de áreas ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional.
Missão
Ampliar, divulgar e fortalecer a produção científica de elevada qualidade no campo da Educação Matemática, reverberando a pesquisa e a prática profissional, socializando conhecimento e sistematizando a investigação científica.
Processo de avaliação pelos pares
Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); e Rejeitar (recusa para publicação).
Publicação Bilíngue
Com o objetivo de impulsionar o processo de internacionalização e democratizar o acesso a seus artigos, a partir de 2022 a EMD passa a adotar a publicação bilíngue de parte de seus artigos. Os autores que optarem por esse tipo de publicação, precisarão indicar a disponibilidade de tradução para publicação no idioma Inglês.

A tradução será realizada por equipe externa ao periódico, devidamente credenciada. Os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. No caso em que a submissão seja feita em Inglês, os autores precisam arcar com a revisão feita pela equipe credenciada pela revista.

As submissões em que seus autores manifestarem disponibilidade de tradução para o Inglês terão prioridade no fluxo editorial e, como consequência, na publicação.

As submissões e publicações passam a ter o seguinte o fluxo editorial:
  • Submissão — Nesse estágio, o autor faz a submissão e insere o arquivo sem quaisquer identificações de autoria: nomes, afiliações institucionais, e-mails, Orcid e menções a trabalhos dos autores ao longo do texto devem ser excluídos.
  • Desk Review I — Nesse estágio, a Equipe Editorial analisa se a submissão está no escopo do periódico e se todas as orientações e especificações do template foram atendidas. Também se utiliza software para checar plágio ou autoplágio.
  • Avaliação — Caso a submissão esteja no escopo da Educação Matemática Debate e atenda as especificações do template, a Equipe Editorial enviará para análise por pareceristas ad hoc, via sistema double blind peer review.
  • Decisão Editorial I — Nesse estágio são enviados aos autores os pareceres emitidos. Podem ser três casos de decisão editorial: (a) artigo aprovado mediante adequações, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 15 (quinze) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão; (b) artigo deve ser submetido novamente para avaliação, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 20 (vinte) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão para uma nova rodada de avaliação, preferencialmente, pelos mesmos pareceristas da rodada anterior; e (c) artigo reprovado.
  • Desk Review II — Considerando a aprovação mediante ajustes, a Equipe Editorial analisa os arquivos postados pelo autor, quais sejam, (i) artigo revisado e (ii) arquivo listando as sugestões atendidas e justificando aquelas não atendidas, conforme os pareceres. Neste estágio, novamente é checado se as orientações e especificações do template foram atendidas.
  • Decisão Editorial II — a Equipe Editorial comunica aos autores o aceite da submissão.
  • Diagramação — Nesse estágio é feita a diagramação do artigo, o que inclui a inserção dos metadados dos autores, o DOI, a paginação, a identificação do volume, número e periodicidade da publicação.
  • Tradução (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — a Equipe Editorial encaminhará o artigo diagramado para os autores e informará o contato da equipe de tradução. Nesse estágio do fluxo editorial, os autores precisam entrar em contato com a equipe e providenciar a tradução ou correção do texto já traduzido, se for o caso. Após a tradução, ou revisão, a equipe tradutora enviará o texto para os autores analisar e aprovar.
  • Envio do artigo traduzido (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — após a aprovação pelos autores, a equipe de tradução enviará o artigo diretamente para a Equipe Editorial.
  • Publicação — o artigo é publicado pelo sistema rolling pass, deposita-se o DOI na Crossref, faz-se a marcação em bases indexadoras, e comunica-se aos autores. 
Fluxo Editorial
  • 90 dias entre a submissão e a publicação
  • 120 dias entre a submissão e a publicação para publicação bilíngue
Periodicidade
A partir do volume 4, em 2020, Educação Matemática Debate passa a adotar a publicação contínua (rolling pass). Os manuscritos são publicados após sua aprovação e diagramação. O Expediente, contendo Sumário e Editorial, é publicado no fechamento do volume.