O pensamento geométrico na licenciatura em Matemática: uma análise à luz de Duval e Van-Hiele

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DOI:

10.24116/emd.e202004

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos o pensamento geométrico de estudantes da licenciatura em Matemática de uma universidade em Pernambuco. Fundamentamo-nos na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (1995), que apresenta um modelo teórico sobre o funcionamento cognitivo no campo da Geometria e na teoria de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van-Hiele (1957), que indica um modelo de níveis de compreensão dos conceitos geométricos. Participaram da pesquisa 34 acadêmicos que já tinham cursando disciplinas relacionadas à Geometria. Esses participantes responderam uma questão que abordou o conceito de quadriláteros notáveis. Os resultados indicaram que quase a metade desses participantes atuava na apreensão perceptiva de Duval (1995) e no primeiro nível de Van-Hiele (1957), caracterizados pela identificação das figuras geométricas em um plano ou espaço por meio da aparência física. Concluímos que a articulação entre as teorias de Duval (1995) e de Van-Hiele (1957) possibilitou uma melhor compreensão do pensamento geométrico dos estudantes.

Palavras-chave: Duval. Van-Hiele. Quadriláteros. Pensamento Geométrico.

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Publicado

29-02-2020

Como Citar

COSTA, A. P.; SANTOS, M. R. O pensamento geométrico na licenciatura em Matemática: uma análise à luz de Duval e Van-Hiele. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202004. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1150. Acesso em: 25 dez. 2024.

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