Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico

Autores

DOI:

10.24116/emd25266136v1n12017a01

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Construção do Conhecimento, Educação Matemática

Resumo

Nesta pesquisa temos por objetivo refletir sobre o papel da resolução de problemas nas aulas de Matemática, apresentando os diferentes tipos de problemas que podem ser propostos aos alunos. A realização deste trabalho ocorreu por meio da abordagem qualitativa, no qual foi considerado o conhecimento teórico acumulado, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial os trabalhos de Vergnaud, Polya, Dante e Brousseau. Pesquisamos os estados da arte realizados nessa temática e buscamos o s autores mais utilizados nas pesquisas para formar nosso quadro teórico. Apresentamos as principais contribuições dos autores e como estes estudos teóricos podem contribuir com a prática em sala de aula. Além disso, apresentamos uma atividade em que anali samos cada autor de referência. De modo geral propusemos a reflexão sobre os caminhos para a resolução de um problema matemático e como as aulas podem se tornar mais significativas aos alunos.

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Arquivos adicionais

Publicado

01-04-2017

Como Citar

BUENO, S.; ALENCAR, E.; MILLONES, T. Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 9–27, 2017. DOI: 10.24116/emd25266136v1n12017a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/13. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos