Explorando conceitos estatísticos por meio da Modelagem Matemática: uma proposta para a Educação do Campo

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202028

Resumo

O presente artigo buscou discutir em que medida questões culturais aliadas à Modelagem Matemática podem contribuir e proporcionar aos alunos uma Aprendizagem Significativa. Participaram da pesquisa alunos do Ensino Fundamental de uma escola do campo do interior do Rio Grande do Sul. Foram realizadas intervenções no ambiente escolar e observações em sala de aula com o propósito de verificar os subsunçores dos alunos, fazer um levantamento de dados e analisar o contexto escolar. Esse levantamento possibilitou elencar três temáticas de interesse dos alunos: Pecuária, Pesca e Agricultura. Neste trabalho apresentamos uma atividade que aborda a temática Pesca como base para estudo de conceitos estatísticos e analisamos se a aprendizagem desses conceitos foi significativa. Da análise dos resultados foi possível inferir que a aprendizagem se torna significativa quando inserimos questões culturais como tema central, pois estas podem fundamentar a aprendizagem de novos conceitos; fortalecer e significar conceitos já conhecidos.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação do Campo. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais da 24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. Rio de Janeiro: ANPED, 2001, p. 1-12.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

BLUM, Werner. Applications and Modelling in mathematics teaching and Mathematics Education — some important aspects of practice and of research. In: SLOYER, Cliff; BLUM, Werner; HUNTLEY, Ian. (Ed.). Advances and perspectives in the teaching of Mathematical Modeling and applications. Yorklyn: Water Street Mathematics, 1995, p. 1-20.

BLUM, Werner; NISS, Mogens. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects — state, trends and issues in Mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics. v. 22, n. 1, p. 27-68, feb. 1991.

BRASIL. Decreto n° 7352 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária — PRONERA. Brasília: Diário Oficial da União, 5 nov. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução n. 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília: Diário Oficial da União, 29 abr. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: Diário Oficial da União, 9 abr. 2002.

CALDEIRA, Ademir Donizete. Modelagem Matemática: um novo olhar. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 33-54, jul. 2009.

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido; RADKE, Cristiane Longaray. O contexto atual da Educação do Campo: o que dizem as pesquisas realizadas. Criar Educação, Criciúma, v. 7, n. 1, p. 1-18, jan./jul. 2018.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Tradução de Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar. v. 10, 6 ed. São Paulo: Editora Atual, 2018.

INEP — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica: 2018. Brasília: INEP, 2018.

KAISER, Gabriele; SCHWARZ, Björn; TIEDEMANN, Silke. In: LESH, Richard; GALBRAITH, Peter L; HAINES, Christopher R.; HURFORD, Andrew. (Ed.). Modeling students' Mathematical Modeling competencies. New York: Springer, 2010, p. 433-444.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda. A vida deles é uma Matemática: regimes de verdade sobre a Educação Matemática de adultos no campo. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 56-61, jan./abr. 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, jan./mar. 2012.

MOREIRA, Marco Antônio. Coletânea de breves monografias sobre teorias de aprendizagem como subsídio para o professor pesquisador, particularmente da área de ciências. Porto Alegre, Brasil, 2009.

MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.

MOREIRA, Marco Antônio., MASINI, Elcie. Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-07-2020

Como Citar

VARGAS, A. F.; BISOGNIN, E. . Explorando conceitos estatísticos por meio da Modelagem Matemática: uma proposta para a Educação do Campo. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–24, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202028. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2231. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos