Integrando saberes matemáticos a outros campos: contextos e resolução de problemas na formação de alfabetizadoras

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DOI:

10.46551/emd.e202038

Resumo

O PNAIC busca que todas as crianças sejam plenamente alfabetizadas até os oito anos. Tem-se como objetivo analisar o último encontro do ciclo 2014, dedicado aos saberes matemáticos e outros campos do saber. A investigação é de natureza qualitativa e como metodologia utiliza-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo para evidenciar os dados dos documentos do Programa e dos portfólios de cinco professoras que participaram do PNAIC em 2014 no município de Eldorado (SP). Verificamos que o encontro proporcionou às alfabetizadoras perceberem que precisam ter claro porque ensinam e para quem estão ensinando Matemática — sua realidade; serviu para oferecer elementos para que elaborem e aprendam relações, fatos, conceitos e procedimentos matemáticos que sejam úteis tanto para resolver problemas reais, como para desenvolver o raciocínio lógico. As discussões desse encontro foram significativas para qualificar os conhecimentos das professoras, fomentar a mudança e reflexão sobre a prática.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de alfabetizadoras. Saberes matemáticos. PNAIC. Alfabetização matemática.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

BARBOSA, J. K. .; MIZUKAMI, M. da G. N. Integrando saberes matemáticos a outros campos: contextos e resolução de problemas na formação de alfabetizadoras. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202038. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2602. Acesso em: 25 dez. 2024.

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Artigos