Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202040

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento quanti-qualitativo das dissertações elaboradas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) produzidas nos últimos sete anos, cujo objeto de estudo tenha abordado Modelagem Matemática. O objetivo desse mapeamento foi obter, no âmbito quantitativo, uma visão geral das pesquisas nas dissertações e, qualitativamente, se abordam o tema dentro de uma perspectiva de metodologia de ensino. O mapeamento identificou os conteúdos mais abordados e a distribuição das produções por nível de escolaridade, ano de publicação, regiões, estados e instituições, permitindo verificar a evolução dos trabalhos e possíveis lacunas. Foram investigadas 140 dissertações sobre Modelagem Matemática e sua aplicação, teórica e prática, em todos os níveis de ensino, incluindo na formação continuada de professores de Matemática. Percebe-se que há aumento das produções nos últimos anos, em sua maioria, apresentando temas direcionados ao Ensino Médio, sem discutir, contudo, a importância da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática. PROFMAT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, Salvador, n. 4, p. 73-80, 2004.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais da 24ª Reunião Anual da ANPEd. Rio de Janeiro: ANPEd, 2001, p. 1-15.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BELTRÃO, Maria Eli Puga. Ensino do Cálculo pela Modelagem Matemática: teoria e prática. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 anos de Modelagem Matemática na educação brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 7-32, 2009.

BIEMBENGUT, Maria Sallet; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. 4. ed. Blumenau: Contexto, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BREDA, Adriana. Melhorias no ensino de Matemática na concepção de professores que realizam o mestrado PROFMAT no Rio Grande do Sul: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 2016. 335f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) — Faculdade de Física. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

BURAK, Dionísio. A Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática: olhares múltiplos e complexos. Educação Matemática Sem Fronteiras, Chapecó, v. 1, n. 1, p. 96-111, jan./jun. 2019.

CALDATO, Marlova Estela, FIORENTINI, Dario, PAVANELLO, Regina Maria. Uma análise do projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT. Zetetike, Campinas, v. 26, n.2, p. 260-281, maio/ago. 2018.

COSTA, Felipe de Almeida. Ensino de Matemática por meio da Modelagem Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 58-69, jan./jun. 2016.

DUFECK, Ludyane de Fatima. Uma aplicação da Modelagem Matemática na Educação do Campo. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) — Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa.

ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição, PINTO, Gisela Maria da Fonseca. Mapeamento das dissertações sobre diversidade, diferença e inclusão produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 11, n. 27, p. 667-684, set./dez. 2018.

FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; CRECCI, Vanessa Moreira; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues; COSTA, Marina Carravero. In: FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016, p. 17-41.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; PEREIRA, Maria Eliza Furquim. A pesquisa em Educação Matemática no Estado de São Paulo: um possível perfil. Bolema, Rio Claro, v. 11, n. 12, p. 59-74, 1997.

McLONE, Ronald Redman. Mathematical Modelling: the art of applying mathematics. Londres: Butterwords, 1976.

PROFMAT — MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. PROFMAT: avaliação de possíveis impactos. Rio de Janeiro: PROFMAT, 2018.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo. In SACRISTÁN, José Gimeno (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p.16-38.

SADOVSKY, Patricia. O ensino da Matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Ática, 2017.

SONEGO, Gisele Vergínia. As contribuições da Etnomodelagem Matemática no estudo da Geometria Espacial. 2009. 143f. Dissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Matemática). Centro Universitário Franciscano. Santa Maria.

VICENTE, João Pedro; RESENDE, Marilene Ribeiro. PROFMAT: um curso de formação de professores da educação básica? Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 58, p. 201-220, jan./abr. 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09-09-2020

Como Citar

ALMEIDA, M. C. de; MUSMANNO, L. M.; SOUSA, S. G. de. Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–23, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202040. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2741. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos