Contribuições da metodologia Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade: um estudo de caso

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202041

Resumo

Recorte de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso etnográfico que teve como objetivo geral investigar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade. A pesquisa desenvolveu-se pela elaboração e análise da aplicação de uma sequência didática junto à turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, ao longo de aulas regulares realizadas entre os meses de julho e setembro de 2015. Os meios para coleta de dados foram a observação participante amparada por diário de bordo, gravações em áudio e vídeo, fotografias e entrevista, além das produções dos alunos. Constatamos que os alunos se adaptaram bem à proposta, após superadas resistências e dificuldades iniciais. Verificamos as seguintes contribuições da metodologia de Resolução de Problemas: aumento da motivação e engajamento dos alunos nas aulas; desenvolvimento do trabalho colaborativo; favorecimento da escrita em Matemática; ressignificação do ensino-aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental. Material Concreto.

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09-09-2020

Como Citar

FERNANDES, J. A. da S. .; FASSARELLA, L. S. Contribuições da metodologia Resolução de Problemas ao ensino-aprendizagem de divisibilidade: um estudo de caso. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202041. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2792. Acesso em: 23 nov. 2024.

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Artigos