Planejamento escolar na concepção docente: uma reflexão sobre a práxis pedagógica
DOI:
10.24116/emd25266136v1n22017a03Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a práxis docente a partir de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na disciplina Projeto Integrado de Prática Educativa III (PIPE III) do curso Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP-UFU). O objetivo do trabalho era analisar as diferentes metodologias da práxis pedagógica de um professor de Matemática, buscando compreender as implicações que o planejamento escolar pode trazer para o contexto da sala de aula. A pesquisa consistiu em entrevistar um professor de Matemática do Ensino Médio, evidenciando concepções que envolvem sua postura e práxis de ensino, bem como possibilitou reflexões para a formação inicial. Constatou-se a necessidade de readequação do planejamento realizado pelo professor com a realidade escolar e o diálogo na relação professor-aluno, evidenciando dificuldades e elementos pedagógicos que circundam o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática.
Palavras-chave: Planejamento. Práxis pedagógica. Matemática. Diálogo.
Downloads
Referências
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. Pedagogia em Foco, Iturama, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio Apparecido. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Buenos Aires, v. 37, n. 3, p. 2-7, jan./abr. 2005.
LIMA, Cláudia Neves do Monte Freitas de; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 241-266, ago. 2009.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
NEVES, Lucília de Almeida. Memória e História: potencialidades da história oral. ArtCultura, Uberlândia, v. 5, n. 6, p. 37-50, jan./jun. 2003.
NUNES, Cely do Socorro Costa. Os sentidos da formação contínua: o mundo do trabalho na formação de professores no Brasil. 2000. 152f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBAS, João Francisco Magno; FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 125-143, jan./mar. 2014.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: how professionais think in action. New York: Basic Books, 1983.
SILVA, Lilian Aragão da; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. As discussões entre formador e professores no planejamento do ambiente de modelagem matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 1071-1101, maio/ago. 2012.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2010.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.