O ensino de Geometria com parlendas: uma ação formativa
DOI:
10.46551/emd.e202056Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de professores, Ensino e Aprendizagem, Geometria, ParlendaResumo
Este artigo é resultado de uma formação continuada com professores, coordenador da instituição e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As ações foram desenvolvidas no projeto do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Nosso objetivo foi o de promover a reflexão desse grupo formativo utilizando-se de recursos como: textos que se sabe de cor relacionando-os a atividades do conteúdo matemático, qual seja, Geometria. Evidenciamos assim a importância do uso de textos para o ensino interdisciplinar. A formação envolveu as seguintes atividades: embasamento teórico, apresentação de parlendas, dinâmica da parlenda cantada — brincadeira de pular corda, reflexão sobre que atividades podem ser realizadas, solicitação de representação por desenho da parlenda. Diante dessa formação, percebemos a necessidade de realizar ações formativas interdisciplinares e colaborativas, incentivando uma formação lúdica e prazerosa para o ensino de Geometria.
Downloads
Referências
BJORKLUND, Camila. Aspects of challenged numbers in the game and in the interaction of toddlers. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 10, 2017, Dublin. Proceeding of CERME 10. Dublin: ERME; Dublin City University, 2017, p. 1821-1828.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de textos do Módulo 2. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CARRILLO-YAÑEZ, José; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel; CONTRERAS, Luis Carlos; FLORES-MEDRANO, Eric; ESCUDERO-ÁVILA, Dinazar; VASCO, Diana; ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo; AGUILAR-GONZÁLEZ, Álvaro; RIBEIRO, Miguel; MUÑOZ-CATALÁN, María-Cinta. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236-253, jul. 2018.
EMIRENE, Jessica. La na casa da vizinha. In: SANTOS, Fábio Vieira dos; RIBEIRO, Jackson da Silva Ribeiro; PESSOA, Karina Alessandra. A escola é nossa: Alfabetização Matemática, 1º ano. São Paulo: Scipione, 2008, p. 20.
JELINEK, Karin Ritter; ADAM, Márcia Viviane dos Santos. Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores. Tangram, Dourados, v. 3, n. 1, p. 46- 61, mar. 2020.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da Teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina Alcântara de Assis. Campinas: Papirus, 1995.
LIMA, Paulo Figueiredo; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Geometria. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes (Coord.). Coleção Explorando o Ensino: Matemática — Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 135-166.
LOZADA, Claudia de Oliveira; MORRONE, Wagner; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; LOZADA, Anneliese de Oliveira. O formalismo matemático na representação dos modelos em contextos interdisciplinares de modelagem matemática. Tangram, Dourados, v. 1, n. 2, p. 105-124, jun. 2018.
MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52-67, jan./abr. 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Ler e escrever: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas. Professor Alfabetizador — 1º ano. 4 ed. São Paulo: SEE, 2014.
SILVA, Rosemeire Jesus. Literatura infantil para o ensino de Matemática inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) — Faculdade de Educação. Universidade Federal de Grande Dourados.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática. 1999.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.