Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202103

Palavras-chave:

Educação Matemática, Professores de Matemática, Tecnologias Digitais, Competência de Observar com Sentido

Resumo

No artigo discutimos a competência do Olhar Profissional numa pesquisa com três professores de Matemática num curso de formação continuada com o objetivo de identificar a mobilização de conhecimentos pelo professor que indicam o desenvolvimento dessa competência para o ensino com tecnologia. A fundamentação veio do processo reflexivo docente na perspectiva da reflexão coletiva envolvendo vivências para a reconstituição das práticas e, quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com Tecnologia, o apoio esteve no modelo TPACK. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados feita por observação, entrevistas e recolha dos materiais produzidos nos encontros de formação, com análise interpretativa. Concluímos que no processo formativo desenvolvido houve mobilização de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e matemáticos, a qual foi percebida em um contexto de observação das tarefas envolvidas e das manifestações do raciocínio dos alunos, apontando possibilidades de ampliação do Olhar Profissional dos participantes.

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Publicado

28-01-2021

Como Citar

FIGUEIREDO, S. A. de .; LOBO DA COSTA, N. M.; LLINARES, S. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202103. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2855. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos