O ensino de Estatística apresentado nos materiais curriculares dos três primeiros anos do Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/emd.e202052Palavras-chave:
Literacia Estatística, Ensino de Matemática, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar se as atividades propostas no material curricular de Matemática, denominado Caderno do Aluno, do projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI), dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, empregado pela Rede Estadual de Ensino de São Paulo, permitem o desenvolvimento da Literacia Estatística dos estudantes. Assim, optou-se pela análise documental na perspectiva de Bardin (2016). Como resultados, foi possível observar que as atividades analisadas contribuem para a promoção do desenvolvimento da Literacia Estatística, por encaminhar os estudantes na compreensão das informações estatísticas, na organização dos dados e na representação de tabelas. Contudo, observou-se que a aquisição da Literacia Estatística requer outras habilidades que as atividades não incentivam tanto — a capacidade de argumentar, a construção e representação de gráficos e tabelas, a apropriação do vocabulário estatístico e a competência de produzir textos acerca de suas interpretações.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BATANERO, Carmen; ARTEAGA, Pedro; CONTRERAS, José Miguel. El currículo de Estadística em la enseñanza obligatoria. Em Teia, Recife, v. 2, n. 2, p. 1-20, maio/ago. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRITO, Gisele Ferreira; CHOI, Vania Picanço; ALMEIDA, Andreia. (Org.). Manual ABNT: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos. 4. ed. rev. São Paulo: FECAP, 2014.
CURCIO, Frances. Comprehension of mathematical relationships expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p. 382-393, nov. 1987.
CURCIO, Frances. Developing graph comprehension: Elementary and Middle School activities. Reston: NCTM, 1989.
CURI, Edda. (Coord.). O ensino de Matemática em questão: apontamentos para discussão e implementação do Currículo da Cidade. São Paulo: SME/COPED, 2019.
DelMAS, Robert C. Statistical literacy, reasoning and learning: a commentary. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2002.
FLORES, Claudia Regina, MORETTI, Méricles Thadeu. O funcionamento cognitivo e semiótico das representações gráficas: ponto de análise para a aprendizagem matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28, Caxambu, 2005. Anais da 28ª Reunião da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2005, p. 1-13.
GAL, Iddo. Adult statistical literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, apr. 2002.
JACOBINI, Otávio Roberto; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; CAMPOS, Celso Ribeiro; FERREIRA, Denise Helena Lombardo. Temas contemporâneos nas aulas de Estatística: um caminho para combinar aprendizagem e reflexões políticas. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz Silva; ALMOULOUD; Saddo Ag. (Org.) Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 65-83.
KEMP, Marian. Developing critical numeracy at the tertiary level. 2005. 288f. Thesis (Docyorate of Education) — Murdoch University. Western (Australia)
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Literacia estatística e INAF 2002. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004, p. 187-197.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O ensino de Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação de professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 27, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandra Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EMAI & Ler e Escrever: Ensino Fundamental, 1º ano, v. 1, Caderno do Aluno. São Paulo: SEE/CEFAI, 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EMAI & Ler e Escrever: Ensino Fundamental, 2º ano, v. 1, Caderno do Aluno. São Paulo: SEE/CEFAI, 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EMAI & Ler e Escrever: Ensino Fundamental, 3º ano, v. 1, Caderno do Aluno. São Paulo: SEE/CEFAI, 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEE, 2019.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.